Estação Mendes-Vila Natal iniciará operação integral em 22 de junho

Governo confirmou data de operação integral (iTechdrones)

A estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, passará a funcionar em horário integral a partir do dia 22 de junho, informou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos em nota enviada ao site. Segundo o governo, a ampliação do funcionamento depende da emissão de um certificado de segurança, que só deve ficar pronto no dia 10 de junho.

“Para operar com segurança em horário comercial integral, a CPTM precisa ter a emissão do Certificado de Segurança do Sistema de Sinalização, que será entregue dia 10. Após essa data, a ViaMobilidade fará 10 dias de testes e irá operar à partir do dia 22 de junho em horário integral: das 4h a 00h”, diz a nota. Até lá, a nova estação segue em operação assistida, com apenas um trem circulando até Grajaú em horário restrito.

Durante o evento que marcou o anúncio da operação plena na estação Vila Sônia (Linha 4-Amarela), o governador Rodrigo Garcia afirmou que Mendes-Vila Natal abriria em horário normal ainda neste mês, até antes do prazo que a ViaMobilidade (concessionária responsável pelo ramal) havia passado a ele, justamente o dia 31 de maio.

A nova estação, localizada no extremo sul da capital paulista, foi inaugurada em 11 de agosto e iniciou uma operação assistida no dia seguinte ao da festa promovida pelo ex-governador João Doria. Mas desde então, poucas pessoas têm conseguido usufruir do benefício de ter uma ligação (in)direta com a malha metroferroviária.

Como os intervalos são altos, em torno de 20 minutos, na prática a quantidade de embarques é mínima, agravado pelo funcionamento apenas em dias úteis e das 10h às 15 horas, portanto fora do horário de pico.

Segundo dados divulgados pela ViaMobilidade, passaram por Mendes-Vila Natal em abril uma média de 150 pessoas por dia. Ou o que comporta uma viagem de um ônibus articulado, aproximadamente.

Viaduto praticamente pronto

Imagens gravadas pelo canal iTechdrones na semana passada mostram as vias já conectadas com o novo trecho construído sobre um viaduto após as plataformas. É possível notar também toda a estrutura de alimentação aérea de energia, o que sugere que os trabalhos estão na reta final. A construtora contratada também já executava os últimos retoques no viário e no prédio onde ficará o bicicletário da estação.

Nota do editor: o texto e o título foram alterados após resposta da STM.

 

YouTube video

Previous Post

Prefeitura concede licença para vias da Linha 15-Prata em trecho da Ragueb Chohfi

Next Post

Rodrigo Garcia volta atrás e agora diz que Linha 17-Ouro chegará à Paraisópolis

Related Posts