Estação Mendes-Vila Natal iniciará operação integral em 22 de junho

Governo Rodrigo Garcia havia previsto que nova parada da Linha 9-Esmeralda passaria a funcionar integrada ao restante do ramal até o dia 31 deste mês, mas certificado de segurança só será entregue no dia 10 de junho
Governo confirmou data de operação integral (iTechdrones)

A estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, passará a funcionar em horário integral a partir do dia 22 de junho, informou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos em nota enviada ao site. Segundo o governo, a ampliação do funcionamento depende da emissão de um certificado de segurança, que só deve ficar pronto no dia 10 de junho.

“Para operar com segurança em horário comercial integral, a CPTM precisa ter a emissão do Certificado de Segurança do Sistema de Sinalização, que será entregue dia 10. Após essa data, a ViaMobilidade fará 10 dias de testes e irá operar à partir do dia 22 de junho em horário integral: das 4h a 00h”, diz a nota. Até lá, a nova estação segue em operação assistida, com apenas um trem circulando até Grajaú em horário restrito.

Durante o evento que marcou o anúncio da operação plena na estação Vila Sônia (Linha 4-Amarela), o governador Rodrigo Garcia afirmou que Mendes-Vila Natal abriria em horário normal ainda neste mês, até antes do prazo que a ViaMobilidade (concessionária responsável pelo ramal) havia passado a ele, justamente o dia 31 de maio.

A nova estação, localizada no extremo sul da capital paulista, foi inaugurada em 11 de agosto e iniciou uma operação assistida no dia seguinte ao da festa promovida pelo ex-governador João Doria. Mas desde então, poucas pessoas têm conseguido usufruir do benefício de ter uma ligação (in)direta com a malha metroferroviária.

Como os intervalos são altos, em torno de 20 minutos, na prática a quantidade de embarques é mínima, agravado pelo funcionamento apenas em dias úteis e das 10h às 15 horas, portanto fora do horário de pico.

Segundo dados divulgados pela ViaMobilidade, passaram por Mendes-Vila Natal em abril uma média de 150 pessoas por dia. Ou o que comporta uma viagem de um ônibus articulado, aproximadamente.

Viaduto praticamente pronto

Imagens gravadas pelo canal iTechdrones na semana passada mostram as vias já conectadas com o novo trecho construído sobre um viaduto após as plataformas. É possível notar também toda a estrutura de alimentação aérea de energia, o que sugere que os trabalhos estão na reta final. A construtora contratada também já executava os últimos retoques no viário e no prédio onde ficará o bicicletário da estação.

Nota do editor: o texto e o título foram alterados após resposta da STM.

 

Total
34
Shares
7 comments
  1. Já deu pra perceber que Rodrigo Garcia é mais um político que não cumpre prazos, e não tem compromisso nem palavra.

    Já deu de PSDB em São Paulo.

  2. Infelizmente… Quando inaugurarem, a população vai esquecer o tamanho descaso… E continuarão a votar nos mesmos sempre.
    E lembrar que um tempo atrás, tinhamos muitas opções de linhas de ônibus para os bairros (Conceição, Jabaquara, Vl. Mariana, Butantã, entre outras)….

  3. Simplesmente ridícula essa situação. Levar quase um ano pra esse certificado e após a entrega ainda ter mais 10 dias pra teste? O povo sendo feito de besta novamente.

    1. Se a estação abrir no horário normal sem ter sido aprovada em todos os testes, você se responsabiliza pelas consequências (incluindo acidentes)?

  4. Vai inaugurar com tudo feito nas coxas asfalto ruim não do 3 mês para tá cheio de buracos asfalto de quinta só porque é bairro em outro lugar seria Toop mais como é aqui

Comments are closed.

Previous Post

Prefeitura concede licença para vias da Linha 15-Prata em trecho da Ragueb Chohfi

Next Post

Rodrigo Garcia volta atrás e agora diz que Linha 17-Ouro chegará à Paraisópolis

Related Posts