Este site mais uma vez alerta para a desinformação espalhada pelos grandes veículos de mídia que no afã de gerar repercussão atropelam as lições básicas de checagem de informações. No sábado, o jornal SP1 noticiou a preocupação dos moradores da comunidade de Vila Prudente por onde a Linha 15-Prata deverá ter seu trajeto até a estação Ipiranga.
A apreensão das pessoas que ali vivem é justificada afinal o Metrô ainda não esclareceu como será a implantação da via elevada do monotrilho por uma parte das moradias do local, mas a TV Globo erroneamente sugeriu que a Linha 15 cortaria a comunidade, o que é no mínimo improvável.
O jornal SP1 também apontou o Mooca Plaza Shopping como se fosse a estação Ipiranga durante a reportagem, num engano indesculpável – é óbvia a distinção entre as duas construções até mesmo para um leigo.

Segundo resposta do Metrô ao jornal, o trajeto da Linha 15-Prata entre Vila Prudente e a futura estação Ipiranga ainda não está decidido, aguardando a conclusão do projeto básico.
Apesar disso, a demora da companhia em esclarecer as possibilidades estudadas na implantação tem causado protestos dos moradores há bastante tempo. Diante do tema sensível, seria apropriado buscar uma solução que afete o mínimo a região, cuja grande parte dos terrenos é ocupada por avenidas, viadutos e galpões.

Um vídeo feito pelo canal iTechdrones mostra com maior clareza o hipotético caminho da Linha 15 até a estação da Linha 10-Turquesa da CPTM. Mesmo em mapas simples do Metrô, o trajeto é descrito como seguindo a avenida Anhaia Mello e depois paralelo ao viaduto Grande São Paulo quando então transporia as vias da Linha 10 fazendo uma curva à direita no sentido da estação da CPTM.
Trata-se da forma mais direta e econômica possível visto que o monotrilho se utiliza de trechos das avenidas para ser implantado e não cortar miolos de quarteirões, como sugere a Globo. O dilema, entretanto, parece ser o trecho em que a avenida se divide com os viadutos do Expresso Tiradentes e Grande São Paulo, o que faz com que as pistas se estreitem bem em frente à comunidade.

Imagina-se que o Metrô precise retirar uma pequena faixa de moradias bem na parte frontal da avenida para alargá-la e possibilitar a construção de um canteiro onde serão fixadas as colunas das vias. Resta saber como reacomodar as pessoas que seriam afetadas pela mudança já que a área, que surgiu como uma ocupação irregular, foi enquadrada como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social).
Diante da expectativa de que a licitação de construção será lançada em 2022, a definição sobre o trajeto da Linha 15-Prata é urgente a fim de não se criar mais uma polêmica e impasse na expansão da malha metroferroviária.
