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Projeto da extensão da Linha 15-Prata até a estação Ipiranga deve ser recontratado neste semestre

Com quase 2 km, trecho ligará a estação Vila Prudente até a Linha 10-Turquesa da CPTM, mas deve provocar polêmica ao retirar moradores de comunidade
Estação VIla Prudente da Linha 15 em breve deixará de ser terminal do ramal (SDDCJE/Wikimedia)

O Metrô de São Paulo deverá retomar em breve os projetos que envolvem a extensão da Linha 15-Prata até a estação Ipiranga. A informação consta de e-mails trocados com empresa que havia sido selecionada para realizar o alteamento de linhas de transmissão que passam pelo futuro traçado do ramal de monotrilho. Segundo esses documentos, os serviços que envolvem também o projeto da via permanente e da estação Ipiranga da Linha 15 deverão ser recontratados neste semestre.

Com cerca de 2 km de extensão, o novo trecho ajudará a aliviar a demanda que hoje se dirige à estação Vila Prudente da Linha 2-Verde. Os passageiros com destino ao centro de São Paulo poderão então fazer uma baldeação em Ipiranga para seguir pela Linha 10-Turquesa, da CPTM que hoje tem o Brás como estação terminal. No entanto, o governo estuda uma forma viável de levá-la até Luz, o que tornaria a conexão da Linha 15 mais atraente.

Desde o ano passado, o Metrô tem retomado os planos da extensão, que havia sido suspensa em 2015 no momento da assinatura do contrato. A empresa Deletros, que deveria ter realizado os estudos de alteamento, acabou tendo a licitação anulada pela companhia, que não havia adjucado o contrato até hoje. Nesse período, diz o Metrô, houve mudanças no escopo que farão a companhia lançar uma nova licitação desses projetos.

Com eles em andamento, será possível então contratar uma empresa para realizar as obras civis e de sistemas para levar o ramal até Ipiranga. O consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML) inclusive já fará parte da ampliação das vias a partir de Vila Prudente.

Vale lembrar que ao levar a Linha 15 até Ipiranga, no futuro os passageiros poderão realizar uma baldeação para a Linha 5-Lilás no mesmo local. A extensão a partir da estação Chácara Klabin consta do planejamento do Metrô e aliviaria ainda mais a Linha 2-Verde. No entanto, essa obra não tem qualquer previsão conhecida.

O caminho até Ipiranga é curto, mas um tanto complexo

Desapropriações

Para levar a Linha 15-Prata até a nova estação terminal, contudo, exigirá delicadas desapropriações. No caminho planejado para as vias existe a comunidade de Vila Prudente, que terá parte do terreno utilizado pelo Metrô. A companhia tem avisado os moradores que serão atingidos pela obra há alguns meses, mas ainda não teria oficializado a retirada dessas pessoas. Em redes sociais, representantes da comunidade têm reclamado do governo por se negar a discutir os planos do projeto.

A Linha 15 deve seguir seu caminho pela avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Melo e ocupar um espaço ao lado do viaduto Grande São Paulo. A via elevada então cruzará a Linha 10-Turquesa para então fazer uma curva no sentido noroeste e seguir paralela ao ramal da CPTM. Já a estação Ipiranga do monotrilho deverá ficar do lado esquerdo da sua homônima, bem próxima do viaduto Capitão Pacheco Chaves. Espera-se que no projeto seja contemplada a ampliação e modernização da parada da Linha 10.

Em declarações durante a inauguração de três estações da Linha 15, o secretário Alexandre Baldy afirmou que o governo pretende iniciar as obras desse trecho ainda em 2020.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

6 Comentários

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  • A região onde se encontra a Estação Ipiranga é em um fundo de vale, paralela quase que totalmente ao Rio Tamanduateí, portanto sujeita a inundações constantes como em Março de 2019, não existe solução para isto mundialmente, com o exemplo de Veneza na Itália, portanto é fundamental que na sua reforma o sistema seja elevado, semelhante ao que aconteceu na Estação Tamanduateí (Antiga Vemag) ou se corre o risco de se reconstruir um sistema obsoleto, esta observação vale também para aquele projeto de BRT ou quaisquer outros previsto a substituir a Linha 18-Bronze.

    Lembrando que de acordo com o planejamento do Metrô / CPTM, é a de estender ás Linha 5-Lilás que hoje é terminal na Chácara Klabin, assim como também à Linha 15-Prata que hoje é terminal na Vila Prudente de forma concomitante as tornando terminal no Ipiranga, a fim de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual já é uma das linhas mais concorridas de São Paulo, tratando-se de uma solução lógica até esta nova Estação Integradora Ipiranga na Linha 10-Turquesa, que possui três linhas regulares, e que atualmente e se encontra subutilizada a qual devera ser totalmente reformada inclusive com atenção especial a drenagem, e com acesso a plataforma da linha central que hoje não existe e ampliada em uma atitude sensata, e deveriam ser priorizadas antes de se iniciar quaisquer outras linhas, pois sua alta demanda crescente reprimida exige esta ação prioritária.

  • Se realmente sair do papel será excelente, trazendo inúmeros beneficios aos usuários, creio que o principal seja o “alívio” na Estação Vila Prudente, que hoje por ser ponto final da Linha Verde e ponto inicial da Linha Prata vira um caos em horário de pico.

    • Tão importante é quanto esta mudança do terminal da Linha-15, é a preparação e o planejamento para receber a Linha 5-Lilás no mesmo local, conforme plano diretor e informado aqui neste blog.

      Desta forma deveria- se evitar propor aquele cruzamento que aparece na ilustração acima sobre a Linha 10, para o lado esquerdo para quem vai para a Luz, reservando-o para Linha 5-Lilás, mudando o para o lado direito a chegada da Linha 15.

      Agindo desta forma este projeto eliminará estes dois cruzamentos desnecessários nesta nova Estação Integradora Ipiranga da CPTM, pois a chegada de ambas se dará de forma paralela.

  • “No entanto, o governo estuda uma forma viável de levá-la até Luz, o que tornaria a conexão da Linha 15 mais atraente”. Você saberia dizer qual seria este estudo? Porque eu só ouço falar que a linha 10 não irá até a Luz.

  • Apenas uma contribuição acessa matéria.
    No que fiz respeito a comunicação do metrô com a Comunidade da Vila Prudente eu sou da comissão de moradores da Favela e o metrô não tem feito nenhuma comunicação apenas quando nós tentamos provocar a comunicação.
    Temos propostas para apresentar ão Metrô que não tem tido a devida atenção, ja Temos tentado reuniões que não são atendidas.
    Apenas com respostas que está trabalhando no trajeto e nenhuma possibilidade de conversa com os Moradores

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