Metrô contrata empresa para ampliar estação Vila Prudente da Linha 2-Verde

Avatar
Projeto envolve preparar estação para a extensão do ramal até Penha, adicionando mais escadas e melhorando o fluxo de passageiros com a Linha 15-Prata
Estação Vila Prudente da Linha 2 (Mingrone Iluminação)

O Metrô de São Paulo assinou contrato com o consórcio Sinalta Robmak para executar serviços de ampliação da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde e que também inclui melhorias na interligação com a estação homônima da Linha 15-Prata. O projeto, licitado no ano passado com custo de quase R$ 55 milhões, tem prazo de conclusão de 30 meses, ou seja, por volta do segundo semestre de 2023, e envolve a preparação da estação para receber o fluxo extra de passageiros trazidos pela expansão do ramal até Penha.

Quando a estação Vila Prudente foi inaugurada em agosto de 2010, o Metrô já planejava levar a Linha 2 em direção à Guarulhos, porém, apenas anos depois a companhia decidiu que a configuração atual não é adequada para dar conta da demanda extra de usuários que passará a usá-la quando o ramal for expandido. Além disso, a interligação com o monotrilho, aberta em 2014, também será revista nessa obra.

Entre as principais obras que envolvem o contrato estão a instalação de novas escadas rolantes nas plataformas, substituição de escada fixa na interligação com a Linha 15, reforço da iluminação, instalação de novos banheiros e até alterações no viário da avenida Anhaia Mello e da rua Cavour.

O projeto, no entanto, exigirá intervenções significativas no sistema de ventilação da estação, além de remanejamento de sistemas, por conta das mudanças de layout. Por isso, haverá um reforço de ventilação no nível da plataforma do lado oeste, segundo documento da companhia. Por fim, a estação ganhará novas salas operacionais.

A interligação com a Linha 15, em obras na década passada: reforma (AEPaulista)

Linha mais movimentada do Metrô

As obras de ampliação de Vila Prudente ocorrerão em meio à operação normal da Linha 2 e visam prepará-la para a inauguração da extensão leste do ramal, prevista para começar em 2025, com quatro novas estações. Segundo planejamento do Metrô, em 2026 a Linha Verde chegará em Penha, criando uma conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral (CPTM). É esperado com isso um fluxo extra de 377 mil usuários no ramal, que deve se tornar o mais movimentado da rede no futuro, quando chegar à Guarulhos.

Ao mesmo tempo, a Linha 15-Prata deverá ampliar sua demanda nos próximos anos à medida que o serviço ganhe confiabilidade e agilidade. Com isso, haverá um acréscimo significativo nas baldeações, algo que só deve ser parcialmente aliviado quando o ramal de monotrilho for estendido até a estação Ipiranga, que é cogitado para 2024.

Total
28
Shares
10 comments
    1. Por isso mesmo o Metrô inaugurará uma primeira etapa da Linha Verde até a Estação Penha. Somente após a Linha Celeste chegar a Guarulhos, que será inaugurada a extensão da Penha até Guarulhos da Linha Verde.

      1. Se hoje a linha verde fica um caos entre 05:00 até às 08:00 e das 17:00 as 19:30 hrs , imagine com aumento do fluxo de.passageiros . O monotrilho ,linha Prata , é insuficiente para atender a demanda de.passageiros . É impossível o passageiro conseguir sentar- se, imagina quando houver uma ampliação . Vai ser um caoa

  1. Achava que esse novo trecho seria uma continuação da Linha Verde , e que não fosse necessário fazer baldeação.

  2. A linha verde já piorou muito depois da interligação com o monotrilho, já esta quase impossível para o pessoal que pega o metrô do sacomã pra frente, imagina chegando até a penha . Prevejo uma futura nova linha vermelha na linha verde que era mais suportável 🙁

  3. Pra que essa ligação com a linha 11 Coral. Se a linha e expressa já que essa linha e super lotada. Aí mais tempo indo pro Tatuapé. Cara não entendi nada dessa ideia de jirico.

    1. Pra fazer a integração direta com a 2 (cortando o tempo de viagem para ir até a região da Paulista). Melhor descer na Penha do que na Luz.

Comments are closed.

Previous Post

Entenda como a CPTM pretende levar as linhas 11 e 13 até a estação Barra Funda

Next Post

Baldy reafirma promessa de entregar Linha 17-Ouro do Metrô no ano que vem

Related Posts