Destaques Linha 5

Metrô corre para finalizar estação Eucaliptos da Linha 5

Prometida para janeiro, estação deve ser aberta apenas em fevereiro. Veja imagens externas feitas pelo blog
Visão geral da nova estação Eucaliptos da Linha 5
Visão geral da nova estação Eucaliptos da Linha 5: entrega em fevereiro

Mais um prazo dado pelo governador Geraldo Alckmin está se esgotando e, pelo jeito, não será cumprido. A estação Eucaliptos, da Linha 5-Lilás, prometida para janeiro deve ficar para o mês que vem, conforme constatou o blog no último fim de semana. Décima primeira estação da linha, a nova parada será a primeira a ser aberta no bairro de Moema e deve acrescentar quase 2 quilômetros ao ramal. No entanto, as obras estão bastante atrasadas e é nítida a pressa em finalizá-la o mais rápido possível.

O blog apurou que os planos agora são de abri-la em fevereiro, ainda na primeira quinzena, talvez até antes do Carnaval. Ao passar pelo local neste sábado, pudemos ver que os trabalhos estão acelerados na superfície. O canteiro de obras já quase desapareceu, dando lugar à duas praças separadas pela rua Eucaliptos que será reaberta no trecho no sábado, segundo informações.

Como a galeria de imagens revela, já há paisagismo, calçadas, iluminação e paineis informativos no acesso principal. Já o acesso secundário, construído num terreno da Aeronáutica e ao lado do Shopping Ibirapuera, aguardava a finalização do teto e a instalação dos vidros. A sensação é que tudo será finalizado nos próximos 10 dias, porém, sem saber as condições dentro da estação em si.

A imagem mais recente a que tivemos acesso mostrava a plataforma já com escadas rolantes e sem as portas de plataforma que, a exemplo de Borba Gato e Alto da Boa Vista, serão instaladas depois.

Manobras

A grande questão que não foi esclarecida pelo Metrô é como será feita a operação assistida nessa estação. Como não há nenhum aparelho de mudança de via até o estacionamento de trens localizado no Parque das Bicicletas (após a estação Moema e na esquina da avenida Indianópolis), seria preciso em tese que os trens fossem até lá para retornar na via sentido Capão Redondo. Essa estratégia exige um número grande de trens mesmo em horário de vale (fora do rush) para que haja tempo de os trens retornarem para o trecho comercial (a partir da estação Brooklin).

Um pouco mais atrasada que Eucaliptos, está a estação Moema, a última a ficar pronta no trecho até Hospital São Paulo e que inclui AACD-Servidor. Essas três estações estão prometidas para fevereiro, porém, como ocorre agora, também deve ser postergadas possivelmente para março.

Veja também: Consórcio que inclui CCR vence a concessão das linhas 5 e 17

Incluir Eucaliptos na operação será uma tarefa complexa

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

13 Comentários

Click here to post a comment
  • Mais uma vez o boneco de recados do Sarney de SP Clodoaldo Pelissioni, queimou a língua, Parabéns pelo site! Sempre acompanho!

  • Eu acompanho diariamente o andamento da estação Eucaliptos, pois desço no ponto de ônibus do Shopping Ibirapuera vindo de Santo Amaro. Será de muita ajuda para mim, pois estudo na Uninove em Santo Amaro e minha viagem de volta seria muito mais rápida. Hoje demoro cerca de 40min até a praça Floriano Peixoto e tenho que caminhar até a Faculdade, totalizando de 47 a 50min. Isso com transito normal. Estimo que o tempo de viagem de metrô seja em torno de 12min a partir da estação Eucaliptos até a estação Largo 13. Chegarei muito mais cedo e sabendo que sempre será o mesmo tempo de percurso, afinal a viagem não depende de como está o trânsito.

    Muito ansioso pela abertura desta estação!!! #Inauguralogoeucaliptos

  • Quanto a operação assistida, creio que será da seguinte maneira, um trem só vai e volta pela mesma via no horário restrito sem cobrança de tarifa é assim deverá ficar até inaugurar a estação Moema, só depois as duas juntas serão aberta em horário integral podendo usar o AMV que fica após a estação Moema..

  • Eu moro aqui do lado da estação, e hoje já terminaram de colocar os vidros na entrada anexa, testavam o painel digital da entrada principal e muita limpeza, pela correria achei que iria ser aberto dia 31, mas pelo que vejo todo dia não vai dar tempo mesmo.

  • Eu não me surpreenderia se o Governo do Estado entregasse as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo desta vez em uma tacada só no Mês de Março de 2018. Acredito que isso poderia ser uma possível solução para o problema de manobras da estação Eucaliptos. Como essas novas estações irão funcionar em horário parcial o fluxo de composições será muito pequeno, pois me parece na figura acima que AACD-Servidor é um local mais fácil para este tipo de procedimento! A linha 5 está fechando para realização de testes no novo sistema de controles de trens em quase todos os dias de domingo, mas desconfio que a paralisação de toda a linha nestes dias seja talvez o Metrô já visando inaugurar de uma só vez essas 4 estações. Santa Cruz e Chácara Klabin acho que fica mesmo para o mês de abril, maio ou junho de 2018 no máximo. Já Campo Belo da linha 5 acho que vai depender muito da finalização na obra de todo o primeiro trecho da linha 17 Ouro.

  • E 31/1 é também o prazo dado para a definição de um novo consórcio para a Linha 6. Vem aí mais um adiamento neste caso?

  • Oi gostaria que houvesse integração gratuita do metrô e ônibus de SP. Assim como já é feito com ônibus intermunicipais que podemos baldear dentro do metrô capão redondo é campo limpo.

Posts mais compartilhados

AUTOO