Com o enorme atraso causado pela Bombardier no cronograma de instalação das portas de plataforma da Linha 5-Lilás, que já deveriam estar funcionando há tempos, o Metrô decidiu buscar uma solução inusitada para acelerar a montagem do equipamentos. A companhia montou uma espécie de área de testes no pátio Guido Caloi, em Santo Amaro, onde um protótipo das PSDs foi instalado.
Segundo o Metrô, “será possível estudar formas mais rápidas e seguras de instalação das portas”, mas a empresa não explicou exatamente como isso pode ser conseguido. Atualmente, apenas cinco das 17 estações possuem as fachadas funcionando, mas outras três estão com os trabalhos em andamento e os equipamentos das estações Capão Redondo, Chácara Klabin, Campo Belo e Largo 13 já foram recebidos.
De fato, as próximas estações terão um desafio extra afinal não tiveram plataformas projetadas para receber as portas de plataforma. Outra dificuldade é que a instalação e, sobretudo, a adequação dessas plataformas terão de ser feitas sem que a Linha 5 seja afetada de forma significativa. O que se deduz é que as experiências com o protótipo podem ajudar a definir estratégias de implantação que vislumbrem um tempo mais curto de trabalho e menor impacto.
A Bombardier decidiu escalar outra subcontratada para o serviço após os problemas com a alemã Pintsch Bamag, que teria causado todo atraso. É a chinesa Kangni, que será responsável pela instalação em dez estações.

Todas as estações com portas de plataforma
Embora seja um movimento antigo dentro do Metrô, a atual gestão tem priorizado o assunto entre suas principais pautas. Além das linhas 4, 5 (na segunda fase) e 15 que foram concebidas para receber as PSDs, a companhia também assinou um novo contrato que prevê a implementação das portas em 38 estações das linhas 1, 2 e 3.
Restariam então apenas oito estações da Linha 2-Verde e que não estão contempladas no projeto. Porém, em recente resposta a um leitor no Instagram, o secretário Alexandre Baldy reafirmou que “todas as estações” terão o equipamento. A hipótese mais provável é que o consórcio Kobra, que venceu o certame, acabe tendo seu contrato aditivado para incluir mais estações.
Enquanto isso, a CPTM segue sem nenhum plano conhecido de contar com as portas de plataforma. O governador João Doria chegou a confirmar que a companhia de trens metropolitanos também investiria no sistema, porém, até hoje não houve desdobramentos conhecidos. Com um número de estações bem superior ao Metrô, a CPTM possui também paradas pouco movimentadas, onde o equipamento teria impacto menor, ao mesmo tempo que estações como Luz, Brás e Barra Funda, as PSDs seriam muito bem-vindas, tamanha a demanda.
