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Metrô dá início a levantamento de terrenos para mais quatro estações da Linha 17-Ouro

Companhia contratou empresa para realizar o laudo macro de áreas para implantar o ramal em Paraisópolis e também após o pátio Água Espraiada

Os trens N01 e N02 e o veículo de serviço
Os trens N01 e N02 e o veículo de serviço (Agis)

O Metrô de São Paulo deu o primeiro passo para avançar com a construção da Linha 17-Ouro além da famosa fase “prioritária”, que está em construção há mais de 13 anos.

Na sexta-feira passada, 30, a companhia contratou a CTA Consultoria Técnica por R$ 53 mil para realizar o levantamento de terrenos necessários para implantar mais quatro estações. A empresa fará o laudo macro de áreas para desapropriação para implantar vias e estações da Linha 17.

A novidade é que o Metrô parece ter desmembrado as fases originais do projeto. Anteriormente, o ramal de monotrilho era dividido em três etapas: Aeroporto de Congonhas/Washington Luis-Morumbi, Morumbi-São Paulo Morumbi e Jabaquara-Washington Luis.

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As áreas a serem pesquisadas para se tornarem de utilidade pública, no entanto, incluem as estações Vila Paulista, Paraisópolis e América Maurano.

Metrô vai desapropriar áreas após o Rio Pinheiros e em Vila Paulista (Metrô CPTM)

Avanço gradativo

As duas últimas ficam na região do Morumbi e após a estação Panamby, cuja área não foi incluída no levantamento. Uma provável razão é que ela pode já ser fruto de um acordo com a proprietária do Parque Global, um enorme empreendimento logo após a margem oposta do Rio Pinheiros.

Em material de divulgação, a empresa sempre cita a Linha 17 como um atrativo, ou seja, entende-se que não será preciso liberar os terrenos por força da lei.

Já Paraisópolis e Américo Maurano ficam numa “zona de conflito” em que o Metrô foi alvo de protestos no passado. Embora a comunidade de Paraisópolis pleiteie a estação, as vias do monotrilho passariam ao largo do Cemitério do Morumbi.

Américo Maurano, por sua vez, ficará no meio de casas de valor elevado e onde em tese não haveria demanda por metrô.

O projeto do Parque Global sempre citou a Linha 17 como atrativo (Bueno Netto)

A estação Paulista é a mais simples de ser resolvida já que ficará logo após o fim da via construída no sentido Jabaquara.

A Agis, empresa que finaliza as obras civis do trecho original, está inclusive erguendo mais pilares nas proximidades.

O processo de desapropriações indica que o Metrô pode ter decidido avançar com a Linha 17 de forma mais gradativa. Enquanto Vila Paulista reforçaria o “Y” no sentido Jabaquara, as três estações após o Rio Pinheiros teriam grande potencial de atrair passageiros, hoje distantes da malha sobre trilhos.

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Lucas
Lucas
1 dia atrás

Mal posso esperar para ver isso. Aliás nunca entendi o fato da estação Vila Paulista não estar na 1ª fase, já que as obras atuais terminam praticamente nela

Marco
Marco
1 dia atrás
Responder para  Lucas

Não está porque não se tinha decidido como seria a extensão da Roberto Marinho.

Webmaster
Webmaster
7 horas atrás
Responder para  Marco

E como que ficou decidido? Vai ter o túnel para carros, né? O monotrilho vai seguir pelo parque linear?

Marco
Marco
8 minutos atrás
Responder para  Webmaster

Sim, será por cima do parque. Não terá mais túnel, só num pedacinho bem perto da Imigrantes.

Marco
Marco
1 dia atrás

Já que tiveram a brilhante ideia de fazer os usuários do trecho Congonhas/Jabaquara ter que fazer uma viagem negativa obrigatória até a estação Brooklin Paulista,

essa estação tinha que ser no mínimo do tamanho de Campo Belo ou Morumbi para dar conta dessa baldeação que vai acabar acontecendo lá.

Porém é uma estação pequenininha, evidenciando só mais um dos muito absurdos deste projeto.

Cleber Matheus
Cleber Matheus
1 dia atrás
Responder para  Marco

Vai ter um trem que vai sair do Jabaquara até Congonhas, a Brooklin Paulista não precisa ser tão grande assim, Brooklin Paulista vai sofrer com outro problema: os trens trocando de via ali.

kiritsu
kiritsu
23 horas atrás
Responder para  Marco

Não é um problema pensando na demanda que o aeroporto gera pra linha, uma demanda bem pequena por sinal, não vai ser um problema, pode ter certeza

Marco
Marco
5 minutos atrás
Responder para  kiritsu

Pensamento errôneo de olhar pro agora e não pro futuro. Será que em 30 anos essa demanda pequena de hoje ainda será pequena?

É melhor pecar por mais do que por menos, sempre.

MaRCIO
MaRCIO
1 dia atrás

Américo Maurano fica a menos de 50 metros das casas do lado norte da favela, não no meio das mansões, tera muita demanda sim.

kiritsu
kiritsu
23 horas atrás

De fato mais sentido avançar assim, metade do trecho oeste e um pouco do trecho leste, e q terceira fase sendo a linha completa de sp morumbi até jabaquara, assim já trazem a maior demanda da linha que é chegar até Paraisópolis

Webmaster
Webmaster
7 horas atrás

Não seria interessante levar o monotrilho, a partir da estação Saboya, até o Zoo / ExpoSP / Jardim Botânico, e só depois ir até o Jabaquara? Ampliaria muito o potencial turístico da região.

Marcus
Marcus
6 horas atrás
Responder para  Webmaster

Jabaquara é na reta do Saboya, o mesmo vale pra Expo.

Marco
Marco
3 minutos atrás
Responder para  Webmaster

Não existe alteração de planos e estudos depois de prontos. Se seria interessante ou não, não importa mais, pois no momento em que é concluído o planejamento da linha ele não se muda mais.