Metrô dá início a levantamento de terrenos para mais quatro estações da Linha 17-Ouro
Companhia contratou empresa para realizar o laudo macro de áreas para implantar o ramal em Paraisópolis e também após o pátio Água Espraiada

O Metrô de São Paulo deu o primeiro passo para avançar com a construção da Linha 17-Ouro além da famosa fase “prioritária”, que está em construção há mais de 13 anos.
Na sexta-feira passada, 30, a companhia contratou a CTA Consultoria Técnica por R$ 53 mil para realizar o levantamento de terrenos necessários para implantar mais quatro estações. A empresa fará o laudo macro de áreas para desapropriação para implantar vias e estações da Linha 17.
A novidade é que o Metrô parece ter desmembrado as fases originais do projeto. Anteriormente, o ramal de monotrilho era dividido em três etapas: Aeroporto de Congonhas/Washington Luis-Morumbi, Morumbi-São Paulo Morumbi e Jabaquara-Washington Luis.
As áreas a serem pesquisadas para se tornarem de utilidade pública, no entanto, incluem as estações Vila Paulista, Paraisópolis e América Maurano.

Avanço gradativo
As duas últimas ficam na região do Morumbi e após a estação Panamby, cuja área não foi incluída no levantamento. Uma provável razão é que ela pode já ser fruto de um acordo com a proprietária do Parque Global, um enorme empreendimento logo após a margem oposta do Rio Pinheiros.
Em material de divulgação, a empresa sempre cita a Linha 17 como um atrativo, ou seja, entende-se que não será preciso liberar os terrenos por força da lei.
Já Paraisópolis e Américo Maurano ficam numa “zona de conflito” em que o Metrô foi alvo de protestos no passado. Embora a comunidade de Paraisópolis pleiteie a estação, as vias do monotrilho passariam ao largo do Cemitério do Morumbi.
Américo Maurano, por sua vez, ficará no meio de casas de valor elevado e onde em tese não haveria demanda por metrô.

A estação Paulista é a mais simples de ser resolvida já que ficará logo após o fim da via construída no sentido Jabaquara.
A Agis, empresa que finaliza as obras civis do trecho original, está inclusive erguendo mais pilares nas proximidades.
O processo de desapropriações indica que o Metrô pode ter decidido avançar com a Linha 17 de forma mais gradativa. Enquanto Vila Paulista reforçaria o “Y” no sentido Jabaquara, as três estações após o Rio Pinheiros teriam grande potencial de atrair passageiros, hoje distantes da malha sobre trilhos.
Mal posso esperar para ver isso. Aliás nunca entendi o fato da estação Vila Paulista não estar na 1ª fase, já que as obras atuais terminam praticamente nela
Não está porque não se tinha decidido como seria a extensão da Roberto Marinho.
E como que ficou decidido? Vai ter o túnel para carros, né? O monotrilho vai seguir pelo parque linear?
Sim, será por cima do parque. Não terá mais túnel, só num pedacinho bem perto da Imigrantes.
Já que tiveram a brilhante ideia de fazer os usuários do trecho Congonhas/Jabaquara ter que fazer uma viagem negativa obrigatória até a estação Brooklin Paulista,
essa estação tinha que ser no mínimo do tamanho de Campo Belo ou Morumbi para dar conta dessa baldeação que vai acabar acontecendo lá.
Porém é uma estação pequenininha, evidenciando só mais um dos muito absurdos deste projeto.
Vai ter um trem que vai sair do Jabaquara até Congonhas, a Brooklin Paulista não precisa ser tão grande assim, Brooklin Paulista vai sofrer com outro problema: os trens trocando de via ali.
Não é um problema pensando na demanda que o aeroporto gera pra linha, uma demanda bem pequena por sinal, não vai ser um problema, pode ter certeza
Pensamento errôneo de olhar pro agora e não pro futuro. Será que em 30 anos essa demanda pequena de hoje ainda será pequena?
É melhor pecar por mais do que por menos, sempre.
Américo Maurano fica a menos de 50 metros das casas do lado norte da favela, não no meio das mansões, tera muita demanda sim.
De fato mais sentido avançar assim, metade do trecho oeste e um pouco do trecho leste, e q terceira fase sendo a linha completa de sp morumbi até jabaquara, assim já trazem a maior demanda da linha que é chegar até Paraisópolis
Não seria interessante levar o monotrilho, a partir da estação Saboya, até o Zoo / ExpoSP / Jardim Botânico, e só depois ir até o Jabaquara? Ampliaria muito o potencial turístico da região.
Jabaquara é na reta do Saboya, o mesmo vale pra Expo.
Não existe alteração de planos e estudos depois de prontos. Se seria interessante ou não, não importa mais, pois no momento em que é concluído o planejamento da linha ele não se muda mais.