Metrô e CPTM não têm previsão de voltar a fechar à 1h aos fins de semana

Estações passaram a funcionar apenas até a meia-noite desde maio de 2020, por conta da pandemia
Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Opção de transporte para quem esticava até mais tarde em baladas e bares aos sábados e domingos, a operação do Metrô e CPTM até 1 hora da madrugada foi suspensa em maio de 2020, em meio à quarentena causada pela pandemia do Covid-19.

A interrupção, causada pela queda na demanda, foi considerada provisória na época, mas mesmo com a crise sanitária controlada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos ainda não retomou o horário antigo. E tudo indica que isso não deve ocorrer tão cedo, conforme resposta da pasta à rádio CBN.

Segundo a secretaria, o Metrô e a CPTM estão monitorando a demanda para estudar a viabilidade da operação estendida em uma hora – atualmente as estações encerram seu funcionamento à meia-noite, com raras exceções como em certas partidas de futebol.

Se depender da volta aos níveis de antes da pandemia, o caminho ainda está um pouco distante. Em maio deste ano passaram pelo sistema sobre trilhos pouco mais de 151 milhões de passageiros. Já em maio de 2019, a rede metroferroviária recebeu quase 196 milhões de usuários, o que significa uma queda de 23% no movimento.

Embora já tenham ocorrido apelos para que as linhas operem 24 horas, o Metrô e a CPTM possuem um horário de funcionamento bastante extenso se comparado a alguns sistemas no mundo. Enquanto o Metrô inicia operação às 4h40 a CPTM abre suas estações às 4 horas. Isso significa que as duas empresas e as concessionárias possuem apenas poucas horas para reparos e ações preventivas em seus sistemas.

Trem da CPTM (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)
Total
1
Shares
13 comments
  1. Que continue assim, é o melhor pra todo mundo:

    Pra quem depende do transporte publico, os onibus da rede da madrugada atendem – e um com uma enorme vantagem: operam todos os dias e na madrugada inteira. Voce consegue ver pelo celular o horario do onibus e pegalo facilmente e chegando em varios bairros onde o metro nao chega. Ja peguei varias vezes.

    Pro Metro, essa horinha a mais é usada para dar um gás nas manutencoes e nos testes de CBTC e portas de plataforma, obras que estao FINALMENTE andando.

    Pra populacao em geral: menos dinheiro gasto com subsidios, ajudando a manter o valor da passagem no preco que está.

    Ano que vem quando a demanda subir e as obras de modernizacao estiverem bem mais adiantadas quem sabe seja o momento do servico voltar. Por enquanto é melhor como está.

    1. Também uso a rede noturna quando preciso, só que as últimas prefeituras reduziram muito a frequência dessas linhas. Precisava voltar a ter a frequência que tinham no começo, quando a rede noturna foi criada. Sendo bastante frequente (intervalos de 15 minutos pras linhas estruturais e 30 minutos pras linhas locais, como era originalmente), ela realmente substitui bem o metrô de madrugada.

      1. Quem reduziu foi aquele picareta do Maldoria do PSDBOSTA que adora cortar tudo que é de bom para o povo….

        Só pq foi criado pelo PT…

        Mas o paulista boçal adora o PSDB, agora não adianta chorar o leite derramado….

    2. Claro que o funcionamento 24h seria de interesse de grande parte que vive na capital, mas o maior interesse vem de quem vive nas cidades da região metropolitana onde não existe linhas noturnas, nem da EMTU.

      1. EMTU também deveria ter linhas noturnas. Aliás, ter ônibus funcionando 24 horas deveria ser algo corriqueiro.

        1. Já teve, uns anos atrás de forma tímida e tentando ter um modelo similar ao da SPtrans, a EMTU criou o corujão com pouquíssimas linhas que tiveram seu horário prolongado pela madrugada e atualmente acredito que o projeto foi descontinuado.

      2. Só existem 5 metrôs 24 horas no mundo inteiro. Os 5 estão nos EUA. E só um deles possui o mesmo porte de São Paulo em número de passageiros(Nova Iorque).

      3. Existe linhas que funcionam 24h ou quase isso já q no terminal sacomã tem ônibus emtu saindo 1h da madruga e sendo q a viagem inicial dele é 3 e pouco da madrugada indo sentido sacomã mas só chega próximo das 5h o proximo no sacomã a linha deve ser 158 ou 160

  2. Deviam aproveitar e parar de esticar o funcionamento por causa de futebol.
    Se querem que a meia dúzia de gatos pingados que vão em estádio peguem metrô pra ir embora, que coloquem os jogos as 7, 8 horas da noite.

Comments are closed.

Previous Post

Novas escadas rolantes da estação Pinheiros são ligadas em testes

Next Post

Testes com CBTC na Linha 3-Vermelha já começaram

Related Posts