Testes com CBTC na Linha 3-Vermelha já começaram

Novo sistema de controle de trens está sendo avaliado durante as madrugadas no ramal mais movimento da rede sobre trilhos

Trem da Linha 3-Vermelha
Trem da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

O andamento da implantação do sistema CBTC, de controle de trens, tem avançado em ritmo mais rápido do que o esperado após um início complicado. A Alstom e o Metrô já passaram a usar a tecnologia na Linha 1-Azul aos sábados e domingos, período de menor movimento na rede sobre trilhos.

A novidade agora é que também a Linha 3-Vermelha já conta com as primeiras versões do software sendo testadas durante as madrugadas. A fabricante francesa havia instalado os equipamentos no ramal no ano passado, o que exigiu algumas interdições aos fins de semana.

Além das antenas e equipamentos nos trens, é preciso instalar toda a infraestrutura nas vias do ramal de 22 km e 18 estações e que é o mais movimentado da malha metroferroviária atualmente.

Em maio, por exemplo, circularam pela Linha 3 quase 27 milhões de passageiros, daí a importância de contar com o novo sistema CBTC, que é capaz de oferecer viagens mais regulares e uma operação mais eficiente. Há a possibilidade, embora restrita, de redução do intervalo entre os trens em algum momento no futuro.

Quando entregar o sistema na Linha 3, o Metrô de São Paulo passará a operar 100% com CBTC, incluindo as duas linhas operadas por concessões. Os novos ramais em construção (linhas 6-Laranja e 17-Ouro) e também os que estão em projeto (linhas 19-Celeste e 20-Rosa) já são previstos com o novo sistema de controle de trens.

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Dylan
Dylan
2 anos atrás

Uma Maravilha que está ficando as linhas do metrô sp, que Venha L7,L8,L9 da Via Mobilidade com instalação de CBTC

Kiritsu
Kiritsu
2 anos atrás
Responder para  Dylan

Isso só nos seus sonhos heueheue viamobilidade n tem obrigação contratual de instalar nenhum sistema de controle, isso nunca vai acontecer pelas mãos dela

Dylan
Dylan
2 anos atrás
Responder para  Kiritsu

Se poupe um pouco ,contrato firmado com a SIEMENS abrange atualização do sistema de energia e sinalização de ambas linhas, a concessionária pode escolher se instala ATO ou CBTC, Para de dar uma de esperto, e vai se informar sobre o assunto.

Lembrando vc não é sabichão, para saber mais que a própria concessionária e a empresa contratada

Marcus
Marcus
2 anos atrás
Responder para  Dylan

Anselmo e suas paranóias…

Wagner
Wagner
2 anos atrás
Responder para  Dylan

Se instalarem o CBTC ou qualquer outra coisa nessas linhas quem vai fazer é a CPTM, assim como o Metrô faz nas linhas 4 e 5, nessas PPPs a concessionária só coloca os bonequinho dela pra fazer operação e manutenção, o resto quem faz é a parte pública.

Dylan
Dylan
2 anos atrás
Responder para  Wagner

Para de dar uma de sabichão filho, só ir lá e ler atentamente, contrato firamad9 com a SIEMENS prevê atualização do sistema de sinalização e energia das linhas, a concessionária escolhe se coloca CBTC ou ATO , vc não é Deus para saber mais que a própria concessionária e a empresa contratada, de poupe um pouco

Robson
Robson
2 anos atrás
Responder para  Dylan

A obrigação de instalação da sinalização continua sendo do ESTADO, seu paga pau de empresa privada…

Dylan
Dylan
2 anos atrás
Responder para  Robson

Obrigação do Estado kkk😅😅, é algum tipo de piada?? , Cptm não consegue nem instalar CBTC nas L10,l11 e L12 ,imagina nas linhas privadas.

Vai lá e leia o contrato uai ,vc não é o sabichão que sabe mais que a própria concessionária, que assinou o contrato de atualização fo sistema de sinalização e energia das linhas 8 e 9 com a SIEMENS 😅

Tiago
Tiago
2 anos atrás

Pessoal esquece cbct na cptm por causa dos trens de carga na L7 L10 L12 por causa dos trens de carga

Dylan
Dylan
2 anos atrás
Responder para  Tiago

L7-RUBI irá a concessão, e não terá mas trens de cargas trafegando pela região , já que a MRS ira segregar os trilhos