Espécie de ensaio para a abertura de três estações na Linha 15-Prata nos próximos dias, o Metrô iniciou nesta segunda-feira (25) uma operação simulada até São Mateus em horário comercial. Com isso, os trens de monotrilho estão percorrendo todo o trecho de 10 estações e cerca de 13 km, porém, seguirão vazios a partir de Jardim Planalto, mais nova estação do ramal. No retorno, as composições voltam a receber passageiros na mesma estação.
Chamada de “operação branca”, o teste tem como objetivo colocar em prática o carrossel de composições em situações idênticas às que ocorrerão com a inauguração das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, e que devem fazer com que o movimento na linha mais que dobre nos próximos meses.
Hoje passam pelo pioneiro ramal de monotrilho cerca de 100 mil pessoas em dias úteis. Já com o novo trecho, esse número deverá atingir mais de 300 mil usuários quando a operação estiver em sua plenitude. Esse patamar, no entanto, pode demorar um pouco para ocorrer já que é natural que os potenciais passageiros demorem um certo tempo até mudarem de hábitos nas suas viagens.
Para circular nas 10 estações atuais, o Metrô conta com 27 trens de monotrilhos fornecidos pela Bombardier. Como há sempre algumas unidades em manutenção ou como reserva para emergências, a Linha 15 deverá operar com cerca de 22 a 24 composições em dias normais. O intervalo entre os trens também é algo que deve evoluir aos poucos à medida que o sistema CBTC é aprimorado.
Inauguração em dezembro
Como antecipou o site, o governo do estado tentava inaugurar as três novas estações ainda em novembro. Entre as tarefas programadas para esta semana estava inclusive a vistoria do Corpo de Bombeiros para que liberasse a operação e que a construtora responsável pelas obras conseguisse finalizar os principais trabalhos, deixando para depois detalhes menores.
No entanto, em declaração nas redes sociais nesta terça-feira (26), o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, descartou a hipótese de abertura no sábado, dia 30, ratificando o prazo público divulgado em outras ocasiões que prevê a inauguração no final de dezembro.
Com a nova extensão, a malha metroviária de São Paulo terminará 2019 com a marca simbólica de 100 km finalmente.
Atualizado às 15h00 de 26 de novembro para acréscimo da declaração do secretário dos Transportes Metropolitanos.

Veja também: Metrô autoriza obras para reduzir intervalo entre trens na Linha 15-Prata