Fechada durante quase todo o dia de ontem, a Linha 15-Prata do Metrô foi palco de um inédito teste operacional que teria contado com 22 dos 27 trens de monotrilho da frota. A simulação de operação envolveu as três novas estações em fase final de construção – Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus – e já é parte dos preparativos para a abertura dessas novas paradas nas próximas semanas.

Como adiantou o site, o governo do estado tenta antecipar a inauguração para o final de novembro, segundo pessoas envolvidas na obra. Para isso, o teste com o sistema de sinalização CBTC, realizado pela Bombardier neste sábado (09) é parte fundamental para avaliar se o carrossel de trens está a apto a dar conta da demanda esperada com a abertura das três estações. Manobras de retorno dos trens e regularidade do intervalo estão entre os aspectos que teriam sido testados ontem.

As composições circularam entre todas as dez estações, segundo relatos em redes sociais. Um dos pontos cruciais para a futura operação da Linha 15 é a estação São Mateus. Localizada ao lado de um grande terminal de ônibus da EMTU, a parada deverá ter uma demanda alta e por essa razão é a única no ramal a possuir duas plataformas. Com isso, no futuro será possível criar um looping interno com trens partindo de uma dessas plataformas enquanto outros serviços menos frequentes seguiriam até Hospital Cidade Tiradentes, estação mais distante prevista no projeto.

É provável que a Bombardier e o Metrô voltem a interromper o funcionamento da Linha 15 nos próximos fins de semana para aprimorar o sistema. No sábado, o Metrô chegou a estender a paralisação da linha à noite por razões não esclarecidas.

Um dos maiores do mundo

Assim que a operação até São Mateus passar a funcionar de forma plena, a Linha 15-Prata deverá se transformar em uma das maiores linhas de monotrilho do mundo. A expectativa é de mais de 300 mil pessoas passem a utilizar o trecho de 10 estações e 13 km de extensão, uma demanda semelhante à capacidade do Corredor ABD de ônibus que com 33 km teria uma capacidade de 340 mil passageiros, segundo dados enviados ao site pela EMTU. Atualmente, a linha de monotrilho mais movimentada do globo é a linha 3 do Metrô de Chongqing, na China, que transportaria um milhão de passageiros por dia em seus 66 km de extensão.

Após a abertura das três estações, o foco de expansão estará voltado para a estação Jardim Colonial, prevista para 2021, e possivelmente uma nova fase com as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego que tem potencial de acrescentar 2,8 km e 58 mil passageiros por dia ao sistema. Elas dependem, no entanto, de intervenções para alargamento da avenida Ragueb Chohfi.

Até 2021, a Linha 15-Prata deve transportar cerca de 400 mil passageiros por dia

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