Metrô autoriza obras para reduzir intervalo entre trens na Linha 15-Prata

Aditivo no contrato com o consórcio CEML prevê a extensão das vias em quase um quilômetro para permitir manobras mais ágeis do monotrilho

Linha 15-Prata: ainda em manunteção, ramal pode voltar a operar na segunda, dia 6 (CMSP)

Prestes a ganhar mais três estações nos próximos dias, a Linha 15-Prata do Metrô será ampliada em quase um quilômetro de extensão até 2022. Não, não se trata de uma nova estação e sim do aprimoramento das vias a fim de permitir que o intervalo entre os trens seja reduzido. Para isso o Consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML) assinou um aditivo no valor de R$ 66,3 milhões para construir duas extensões de vias, uma após a estação Vila Prudente, com 380 metros, e outra depois da futura estação Jardim Colonial, com 560 metros.

De acordo com o longo termo de aditamento, as duas pontas do ramal de monotrilho passarão a contar com os aparelhos de mudança de via, chamados em inglês de “track-switches”. Com isso, a ideia é que os trens possam manobrar após as estações e assim tornar o carrossel mais eficiente já prevendo o grande aumento de demanda quando a linha chegar à Jardim Colonial em 2021.

Segundo nota enviada pelo Metrô ao site, “o aditivo contratual com o Consórcio CEML foi feito para a permitir a construção de novos sistemas de mudanças de via que vão agilizar a manobra dos trens, possibilitando a redução do intervalo da linha”. Questionamos a companhia sobre os detalhes dessas mudanças e se elas já são parte da futura extensão até a região de Cidade Tiradentes, mas o Metrô não comentou.

Como dito, o aditivo altera vários itens do contrato original, assinado em 2010. É um sinal bastante claro de que o governo do estado tem planos de retomar sua expansão e para isso acordou com as empresas do consórcio um novo cronograma de pagamentos em que as futuras fases foram desmembradas. Com isso, será possível assinar novas ordens de serviço segmentadas à medida que o Metrô obter recursos para construir novas estações e também a desapropriação de imóveis e alargamento da avenida Ragueb Chohfi. No entanto, o aditivo não prevê o início desses serviços neste momento.

Os dois “rabichos” da Linha 15: já parte de futuras extensões

A meio caminho de novas estações

As duas extensões contratadas farão com que as vias da Linha 15 cheguem até perto de futuras estações do ramal. Após Vila Prudente, por exemplo, os 380 metros se unirão aos 160 metros existentes hoje e que levarão as vias até bem perto do viaduto Grande São Paulo (caso o trajeto continue na avenida Anhaia Mello). O ponto fica a cerca de 1 km da estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa, e que faz parte de estudos para uma futura expansão. Essa obra tem previsão de entrega 330 dias após a assinatura da ordem de serviço, ou seja, ela pode ficar pronta até o final de 2020. Com isso, os trens que hoje manobram antes de chegar à estação Vila Prudente, atrasando essa movimentação, poderão seguir em frente e mudar de via sem afetar o carrossel.

Na outra ponta, a situação é mais tranquila. Como a estação Jardim Colonial só deve ficar pronta em 2021, os 560 metros de vias só serão úteis daqui a quase dois anos na melhor das hipóteses. Ao contrário de Vila Prudente, a ponta leste da linha só possui colunas e vigas-trilho até pouco antes da futura estação. Com as novas vias, a Linha 15 chegará a menos de 700 metros da futura estação Jequiriçá, já no trecho da avenida Ragueb Chohfi que precisa ser alargado e cujos terrenos já estão de posse do Metrô.

Formado pelas empresas OAS, Queiróz Galvão e Bombardier, o consórcio CEML é responsável pela construção das vias, sistemas e trens de monotrilho. Atualmente são 27 composições entregues, mas o projeto original contempla 54 trens e que deverão ser entregues à medida que a linha cresça assim como sua demanda. Aliás, demanda essa que já se aproxima das 100 mil pessoas por dia útil: em outubro a média foi de 93 mil usuários por dia com picos de 95 mil pessoas. Ao todo, a Linha 15-Prata transportou 2,4 milhões de passageiros no mês passado, nada mal para um modal tão criticado nos últimos anos.

Linha 15 tem hoje 27 trens de monotrilho, mas encomenda prevê outros 27 (GESP)
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Edenilton Araújo
Edenilton Araújo
5 anos atrás

Detalhe, diz que a estação Jequiriçá será a primeira a ficar na Avenida Ragueb Chofi, porém é na verdade apenas na parte adensada. A estação Jardim Colonial já está localizada na avenida.

Rafael
Rafael
5 anos atrás

BOA TARDE.

Qual é o percurso que o monotrilho esta funcionado atualmente?
Obrigado!!

Leoni
Leoni
5 anos atrás

E o prolongamento da Linha -15 até a Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa quando vai acontecer? Não está mais nos planos?

É prevista grande aglomeração e tumulto na Estação Vila Prudente caso esta providência não seja tomada.

Matheus Henrique Ferreira Silva
Matheus Henrique Ferreira Silva
5 anos atrás
Responder para  Leoni

O Metro já pediu a licença ambiental para a construção da estação Ipiranga da Linha 15 Prata.

Em breve teremos novidades.

Ivo
Ivo
5 anos atrás
Responder para  Leoni

Não é previsto nenhum tumulto ou grande aglomeração em Vila Prudente, estação projetada para ser de integração desde sempre. Estações de integração são capazes de atender e absorver a grande demanda esperada.

O que Vila Prudente (ou qualquer estação do mundo) não é capaz é de sozinha atender a demanda de uma região onde vivem mais de 4,5 milhões de pessoas.

Ivo
Ivo
5 anos atrás
Responder para  Ivo

Victor, Vila Prudente sempre foi pensada para ser um hub de transportes, recebendo uma linha de metrô e dois corredores de ônibus.

De acordo com os planos do Metrô (Rede essencial) e da Secretaria dos Transportes Metropolitano (PITU 2025-Plano Integrado de Transportes Urbanos), a estação Vila Prudente receberia a Linha 2 até Tatuapé (depois modificada para Penha) e dois corredores de ônibus (Paes de Barros e Expresso Tiradentes).

Acha mesmo que uma estação pensada para ser um hub não poderia receber o monotrilho?

Seu egoísmo em relação a linha 2 é inexplicável. As linhas de metrô são projetadas para transportar entre 50 mil a 100 mil passageiros por hora/sentido mais carregado em horário de pico. A Linha 2 atualmente tem capacidade de ofertar no horário de pico 50 mil lugares/hora/sentido mais carregado com um intervalo de 150 s. Assim, ela está atendendo ao mínimo do projetado para o metrô, por isso está ociosa.

Com a expansão da linha 2 até Dutra, o metrô vai ampliar a frota e poderá ofertar até 80 mil lugares/hora/sentido mais carregado a um intervalo de 100 s. Essa oferta é mais do que suficiente para atender a demanda prevista para a Linha 2.

Como ser contra a expansão da Linha 2 se ela vai beneficiar centenas de milhares de pessoas em São Paulo e Guarulhos? Qual é a razão de você ser contra a expansão do metrô?

Marcelo.
Marcelo.
5 anos atrás

E a assinatura do contrato que é bom nada, eu mais umas 100 pessoas participamos do processo seletivo para vaga de Agente de segurança.

E o início era para Maio de 2019 o que até agora não aconteceu. O ano está acabando e este contrato não é assinado.

Eu e vários outros candidatos já até entregamos os documentos para admissão, fizemos todos os exames e teste exigidos todos aprovados.

Porém já tem alguns exames que já venceram, única satisfação que tivemos foi no começo de agosto de pra cá mais nada! Só sabemos algo por matéria da internet.

Não é correto isso com nós candidatos, muitos largaram seus empregos de anos na promessa de que depois da entrega de documentos estariam trabalhando.

Esee caso deveria ser levado a mídia televisiva, pois muitos de nós fomos prejudicados pessoalmente e profissionalmente.

Queremos uma resposta do governador de o porque tanta demora na assinatura deste contrato.

Ivo
Ivo
5 anos atrás
Responder para  Marcelo.

Se não está satisfeito, peça demissão. Ninguém te obrigou a largar emprego, largou por sua vontade própria. Nenhuma empresa no mundo é obrigada a contratar ninguém. A mera abertura de vagas não significa contratação certa, ainda mais imediata.

Não é correto largar emprego em nome de algo vago e colocar a culpa na sociedade.

Marcelo.
Marcelo.
5 anos atrás
Responder para  Ivo

Vc não sabe nem o que tá falando, procura se informar melhor Zé ruela.

Só pra vc saber, como já mencionei no meu comentário mais acho que vc não sabe interpretar um TEXTO.

A todos todos os candidatos que participaram, do processo seletivo, para vaga de Agente de segurança.
Nos foi *PROMETIDO* A contratação assim que se entregasse a documentação para registro.

Então eu e os demais estamos no nosso direito de cobrar e exigir o que nos foi afirmado e garantido.

Não fala oq vc não sabe!

Matheus Henrique Ferreira Silva
Matheus Henrique Ferreira Silva
5 anos atrás
Responder para  Marcelo.

O que isso tem a ver com a reportagem/matéria aqui informada? Estamos falando da expansão da malha…

Ivo
Ivo
5 anos atrás

A Linha 15 sozinha não garante equilíbrio na rede da Zona Leste, por isso outras linhas estão sendo projetadas para a Zona Leste como a expansão da Linha 2, Linha 16 (mostrada aqui no site), entre outras.

Fala a verdade, você não quer a expansão da Linha 2 por ter medo de não viajar mais sentado. Será que sua vontade de viajar sentado pode se sobrepor aos interesses de 4,5 milhões de pessoas que moram na Zona Leste e que metade dessas pessoas não tem uma única opção de metrô próxima de casa?

Ivo
Ivo
5 anos atrás
Responder para  Ivo

Metrô com 4 passageiros por metro quadrado já demonstra que todos os seus dados não vieram do metrô mas sim de especulações furadas.

Em nenhum lugar populoso do globo se admite menos que 6 passageiros por metro quadrado. E 8 passageiros por metro quadrado é o que o metrô transporta em média nas grandes metrópoles do mundo.

Se você tivesse realmente consultado o SIC não teria colocado tantos dados furados.

Lucas
Lucas
5 anos atrás

Linha 15 do metrô parece ser a que mais mobiliza o povo aqui nos comentários hehehehe