Metrô relança licitação de elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste

Linha 19 ligará o centro de SP com Guarulhos (GESP)

O Metrô de São Paulo republicará nesta quarta-feira (16) o edital de elaboração do projeto básico de engenharia e arquitetura da Linha 19-Celeste, que ligará em sua primeira fase o município de Guarulhos ao centro da capital paulista. A licitação, que foi lançada originalmente no início do ano ano, acabou anulada pelo Tribunal de Contas do Estado, a pedido do SINAENCO, sindicato que reúne as empresas de projetos.

A alegação foi que esse tipo de licitação deve considerar não apenas o menor preço como também uma nota técnica. O SINAENCO também desejava que o certame fosse dividido em lotes e assim beneficiar mais empresas. O TCE, no entanto, negou esse último pedido, mas fez o Metrô mudar o critério de seleção.

Segundo o edital, a escolha da empresa será feita pela “melhor combinação de técnica e preço”. Os envelopes com as propostas serão abertos em 03 de março de 2021 e o prazo de vigência do contrato será de 25 meses.

A Linha 19-Celeste, com 17,6 km de extensão e 15 estações,deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia no trecho Bosque Maia-Vale do Anhangabaú. O tempo de viagem estimado é de 27 minutos e a meta de intervalo mínimo é de 90 segundos com uma frota de 47 trens. Essas composições seguirão o padrão visto na Linha 4-Amarela, ou seja, bitola internacional (1.435 mm), sistema de sinalização CBTC e padrão de automação GoA4, que permite que os trens circulem sem operador.

Todas as 15 estações (Bosque Maia, Guarulhos, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Jardim Brasil, Jardim Japão, Curuçá, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú) terão plataformas laterais e portas de plataforma. O pátio de manutenção Vila Medeiros, ficará localizado próximo a confluência entre as rodovias Dutra e Fernão Dias, segundo diretrizes preliminares do projeto funcional.

O trajeto da Linha 19-Celeste

Com conexões com as linhas 2-Verde (Dutra), 11-Coral (Pari), 1-Azul (São Bento) e 3-Vermelha (Anhangabaú), o novo ramal deverá aliviar a rede metroferroviária na Zona Leste e Zona Norte além de retirar milhares de veículos particulares e ônibus das ruas.

Na visão da gestão Doria, a Linha 19-Celeste será construída e operada pela iniciativa privada, mas a modelagem da concessão só será feita após a conclusão do projeto básico, que tem prazo de 25 meses para ser entregue por completo. Estima-se que seu custo total atinja a cifra de R$ 15 bilhões em valores atuais.

O projeto, no entanto, perdeu prioridade nos planos do governo, que destinou apenas R$ 150 mil para ele no Orçamento 2021. Segundo apurou o site, técnicos da companhia consideram imprescindível que a Linha 19 seja construída antes que a Linha 2-Verde chegue à estação Dutra. A informação também consta do projeto funcional do ramal, reiterando que a extensão do ramal que hoje atende a avenida Paulista até Guarulhos poderia torná-la inviável diante da elevada demanda.

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