Metrô solicita licença para operar extensão da Linha 15-Prata

Estação Jardim Colonial
Estação Jardim Colonial (iTechdrones)

O Metrô de São Paulo solicitou oficialmente à Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo a Licença Ambiental de Operação (LAO) para a extensão de 550 metros da Linha 15-Prata após a estação Jardim Colonial.

Trata-se de um dos primeiros passos que permitirão que a área de manobras, atualmente em finalização, seja usada na operação do ramal de monotrilho. O consórcio CEML está perto de concluir o projeto e já até liberou o viário abaixo das vias recentemente.

Já o Metrô tem fechado a Linha 15 aos fins de semana para realizar modificações no sistema CBTC que permitirão que os trens possam manobrar após a estação Jardim Colonial. Quando isso ocorrer, será possível integrar o carrossel de trens de Vila Prudente até a nova estação, sem necessidade de baldeação em São Mateus.

Atualmente, o passageiro precisa desembarcar em São Mateus e utilizar um trem que circula apenas até Jardim Colonial por conta da ausência de um track-switch, mecanismo que permite que o monotrilho mude de via.

A companhia tem prometido entregar as melhorias no quarto trimestre, mas não será surpresa se a extensão até Jardim Colonial comece a funcionar já em setembro. Além dela, o Metrô deve finalizar a outra extensão operacional, após Vila Prudente. Nesse caso, o objetivo é oferecer mais viagens na linha já que o novo aparelho de mudança de via permitirá estratégias mais eficientes no carrossel.

Aparelho de mudança de via da Linha 15 sendo finalizado (iTechdrones)
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