Dez dias após o acidente que provocou o rompimento do interceptor de esgoto da Sabesp após a passagem do tatuzão da Linha 6-Laranja e inundou os poços escavados pela Acciona, o nível de material presente no VSE Tietê voltou a subir.
Uma comparação das imagens aéreas feitas pelo canal iTechdrones confirma que o imenso poço de onde partiu a tuneladora – e que também tem partes do segundo tatuzão imersas – está mais alto do dias atrás.
As montagens com as imagens captadas pelo drone mostram que no dia seguinte ao acidente, o esgoto atingiu sua cota máxima no poço, próxima da segunda marca de jateamento de concreto. Já no dia 3 de fevereiro, o bombeamento realizado pela construtora conseguiu retirar um volume considerável de material, equivalente a uma faixa e meia da marcação de referência.

Dois dias depois, outro registro do iTechdrones revelava que o nível de esgoto no poço estava cinco “faixas” abaixo do topo. A partir daí, o avanço passou a ser mais lento e na quarta-feira, 9, um sobrevoo noturno revelava uma redução pequena.
Nesta quinta-feira, 10, no entanto, o canal flagrou o esgoto voltando a atingir um nível até mais alto do que há seis dias.
A demora em esvaziar os poços e túneis da Linha 6-Laranja pode em tese dificultar ainda mais a retomada das obras. Com um dos tatuzões completamente submerso, ainda não se sabe a extensão dos danos causados a ele.

A tuneladora norte, que estava sendo montada no VSE Tietê, foi atingida parcialmente já que muitas peças ainda estão preservadas na superfície.
Resta saber por qual razão a quantidade de esgotos presente na área voltou a se acumular. O que parece certo é que o trabalho para recuperar as condições de acesso às áreas escavadas será mais demorado do que se pensava.
O site enviou mensagem à Acciona questionando a razão que levou o esgoto a voltar a subir e atualizará esta nota quando receber uma resposta.