Novas estações da Linha 5-Lilás terão operação plena em novembro

Cúpula da estação Eucaliptos que deve ser aberta até dezembro (CMSP)
Cúpula da estação Eucaliptos que deve ser aberta até dezembro (CMSP)

Inauguradas no dia 6 de setembro e operando em horário restrito desde então, as três novas estações da Linha 5-Lilás passarão a operar em horário comercial na primeira quinzena de novembro, informou o Metrô. As estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato passam assim a cobrar pelo acesso ao seu interior – hoje é possível circular de forma gratuita até a estação Adolfo Pinheiro.

O governo havia adiantado que o período de testes, a chamada operação assistida, duraria entre 60 e 70 dias, ou seja, deveria ser encerrada na segunda-feira, 16, mas os testes para liberar a segunda via do trecho devem continuar ocorrendo – até o momento, o Metrô interrompeu a operação em dois domingos para testar o sistema de controle CBTC em ambas as vias.

A rapidez tem uma explicação: a expansão da Linha 5, com cerca de 11 km, precisa continuar com mais entregas até dezembro (o governo promete outras seis paradas) e a última estação finalizada em 2018. Para que a operação chegue à essas novas estações é fundamental que o primeiro trecho aberto em setembro passe a operar plenamente.

Enquanto permanece em operação assistida, o novo trecho já demonstra ter uma boa demanda: segundo o Metrô, 3,5 mil pessoas utilizam as três estações em média todos os dias. Lembrando que elas estão abertas entre às 10h e 15h, de segunda a sábado. Um trem em via única percorre os 2,8 km levando cerca de 6 a 9 minutos para percorrer cada viagem.

À espera da concessão

No entanto, a escassez de mão de obra no Metrô pode complicar esse cronograma caso a concessão da Linha 5 (e 17) não ocorra logo. O leilão programado para o dia 28 de setembro foi suspenso pelo TCE, que aceitou os argumentos do Partido dos Trabalhadores, contrário à licitação. Até o momento, no entanto, não foi informado em que situação está a análise do caso. As novas estações já deveriam ser assumidas pelo concessionário privado, mas o atraso na licitação pode complicar esse cenário, ainda mais porque em março o Metrô pretende abrir oito estações da Linha 15-Prata, na Zona Leste e que também demandarão pessoal.

1 comment
  1. Fico feliz com a notícia, e espero que a entrega das outras aconteça de verdade em Dezembro. Ainda não entendi como AACD-Servidor está praticamente pronta e as estações antes e depois delas parecem bem atrasadas. Se a via estivesse liberada, quem sabe ela também não poderia já estar em operação assistida também, né? Enfim, esperar pra ver.

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