Obras de extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha ultrapassam R$ 100 milhões

Termo aditivo de nº 04 aumentou o valor das obras em R$ 6 milhões. Prazo de entrega da estação está previsto para o segundo semestre deste ano
Estação Varginha no começo de junho (iTechdrones)

A CPTM publicou nesta quinta-feira (20) o termo aditivo de número 4 para o contrato de serviços de engenharia para a complementação da extensão da Linha 9-Esmeralda até a estação Varginha.

A empresa responsável pelas obras é a Engebras Engenharia S.A. No aditamento não constam alterações quanto ao cronograma de entrega das obras que, segundo o contrato, estão previstas para serem finalizadas em outubro de 2023.

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As informações disponibilizadas abordam o acréscimo de valor do contrato decorrente de readequação da planilha de quantidades e preços. Serão aportados mais de R$ 6 milhões nas obras.

Deste aditivo, R$ 3,7 milhões são com acréscimo de R$ 2,3 milhões com preços adicionais. O valor da obra passou de R$ 95,5 milhões para R$ 101,6 milhões.

Aditamento e valor total das obras até Varginha (CPTM)
Aditamento e valor total das obras até Varginha (CPTM)

Nas últimas semanas o site tem acompanhado a evolução das obras. O trecho ferroviário entre Mendes e Varginha está com a rede aérea e trilhos instalados.

Quanto à estação, boa parte de sua estrutura foi construída. O foco é o acabamento, implantação de sistemas e, principalmente, o acesso à estação. Elementos importantes como o viaduto rodoviário nas proximidades não devem impactar a entrega da estação.

Viaduto da Avenida Paulo Guilguer Reimberg (Jean Carlos)
Viaduto da Avenida Paulo Guilguer Reimberg (Jean Carlos)

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  1. Puxa ! Como conseguem demorar tanto tempo para expandir um trecho relativamente pequeno e, na realidade, não é expansão é só reconstrução, pois a ferrovia já existia antes?

  2. Estas atitudes de se entregar o filet mignon e ficar com o osso é a repetição do Estado subsidiando o privado tanto na construção quando no subsídio das passagens dando lucro aos acionistas e ainda dizem que é para beneficiar a população, enquanto as estações da CPTM a maioria em estado precário, e nenhuma estação entre Luz e Lapa reformadas, e ainda pretendeu levar a “cracolândia” para o Bom Retiro ao invés de construir a estação de mesmo nome, ou seja se privatiza o lucro e socializa o prejuízo, e após isso ocorrer não adiantará ficar reclamando.
    Este foi o padrão PSDB de concessões perdulárias nos quase trinta anos de governo e que está tendo continuidade e sendo devidamente ampliada com Tarcísio dos Republicanos.
    Lembrando que ambas estações de Vila Natal e Varginha das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade também foram bancadas pelo Estado. Chama a atenção que primeira estação entregue, Mendes-Vila Natal, só começou a funcionar em julho de 2022, embora o ex-governador João Doria a tenha a inaugurado um ano antes sem que estivesse de fato pronta, e agora mais um termo aditivo nº 4 aumentou o valor das obras em R$ 6 milhões, com o prazo de entrega da estação previsto para o segundo semestre de 2023.

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