A ViaMobilidade recebeu neste sábado (25) o sétimo trem da Série 8900, frota de 36 composições fabricadas pela empresa francesa Alstom em Taubaté (SP).
O novo trem foi entregue, como de praxe, no pátio de Presidente Altino, em Osasco, após ser transportado por carretas.
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E pela primeira vez a concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda conseguiu cumprir o cronograma contratual ao receber em um único mês duas novas composições.
A Alstom, fabricante dos trens da Série 8900, está enfrentando problemas graves na cadeia de suprimentos que têm afetado o fornecimento de componentes em nível global.

Devolução dos trens para a CPTM atrasada
Além disso, nos últimos dias o quarto trem da Série 8900 passou a operar na Linha 9-Esmeralda. Apesar deste fato, não se sabe ainda quando os trens que pertencem à CPTM poderão ser devolvidos.
A ViaMobilidade decidiu retê-los enquanto espera que os novos trens ganhem quilometragem e confiabilidade. No entanto, isso implicaria em multas já que pelo contrato de concessão, a concessionária terá que revisá-los antes de remetê-los à CPTM.

Segundo o cronograma, a ViaMobilidade deveria devolver os trens a partir do 23º mês de vigência do contrato, ou seja, desde maio deste ano. Em outra palavras, a CPTM deveria ter recebido de volta 19 dos 34 trens emprestados até novembro.
As primeiras composições a serem remetidas para a CPTM são sete unidades da Série 8500, seguidas de oito trens da Série 7500. Por fim, restariam 19 trens da Série 7000 com a menor quilometragem percorrida. No caso das séries 7000 e 7500, é obrigatório que eles passem pela Revisão F antes de serem devolvidos.