Plataformas da estação Eng. Manoel Feio já começam a passar por obras

Parte da plataforma foi alongada para o início das intervenções. Previsão de entrega da reforma da estação é para o segundo semestre de 2023
Obras em curso na estação Eng. Manoel Feio (Jean Carlos)

As obras de modernização e acessibilidade da estação Engenheiro Manoel Feio, na Linha 12-Safira, estão começando a tomar forma. Atualmente as estações localizadas no município de Itaquaquecetuba sofrem com graves problemas relativos principalmente a acessibilidade.

O site esteve na estação no começo do mês de novembro para acompanhar de perto as principais mudanças que estão ocorrendo na estação. As obras ocorrem paralelamente com a operação dos trens.

O primeiro grande destaque ao chegar na estação é a extensão da plataforma 2 e 3 para o leste. Apesar de ser uma estrutura já existente, foi realizado o alteamento desta extremidade para permitir o desembarque seguro dos passageiros.

Prolongamento da plataforma (Jean Carlos)

Entre o trecho recém-restaurado e a passarela de transposição das vias existe uma rampa de madeira provisória que permite vencer o desnível existente sem dificuldades.

A extremidade oeste da plataforma está atualmente isolada. A cobertura com telhas foi removida e posteriormente deverão ser substituídas. A plataforma nesta região deverá sofrer melhorias para o correto nivelamento com o piso do trem.

Parte da plataforma em reforma (Jean Carlos)

Na passarela metálica não foi possível detectar nenhuma ação realizada. Esta estrutura deverá ser reformada no decorrer das obras da estação.

Próximo a escada, já na plataforma 1, é possível visualizar a presença de alguns andaimes formando um caminho para a entrada da estação, o que pode sugerir a montagem de uma estrutura provisória para o acesso dos passageiros em uma eventual interdição desta plataforma.

Possivel passagem provisória na estação (Jean Carlos)

No acesso da estação, no trecho interno, não foi possível detectar nenhuma ação realizada. O local deverá passar por uma reforma que garantirá plena acessibilidade aos passageiros.

Na parte leste da plataforma 1 existe um canteiro coberto por tapumes onde estão ocorrendo obras. Tudo indica que, além de novos prédios operacionais, ali estará alocado um dos acessos da nova passarela que contará com elevadores, promovendo a acessibilidade aos passageiros.

Canteiro de obra na plataforma 1 (Jean Carlos)

A CPTM assinou o contrato para as obras no dia 17/01 junto ao Consórcio Construtor Estação Manoel Feio que é composto pelas empresas Castilho Engenharia e Empreendimentos SA e Lopes Kalil Engenharia e Comercio Ltda.

O valor do contrato foi fechado por R$ 31 milhões, sendo que o consórcio responsável deverá executar os serviços do contrato em um prazo de 30 meses, sendo 18 meses de execução e 12 meses de operação assistida.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Pela localização da estação e o fato de estar ao lado de uma grande área da MRS, essa estação deveria ter uma reconstrução total, trazendo melhorias urbanísticas na região, que é bem carente, e claro, pros passageiros da Linha 12 como um todo.

  2. Elevadores? E escadas rolantes? Precisa ficar igual a estação do Jardim Romano ou Suzano, não devemos aceitar menos que isso, a estação Calmon Viana qual a melhoria que fizeram nela? Mais acessibilidade e praticidade é disso que os usuários precisam. Concordo com o colega que falou sobre reconstrução.

  3. Faço uso desta estação a mais de 20 anos , as reformas sempre são na pintura dos bancos,,fazer escadas rolantes e elevadores, é isso que precisamos

Comments are closed.

Previous Post

Estação com menor avanço da Linha 6, 14 Bis se prepara para escavações

Next Post

Metrô planeja aprimorar sistema elétrico na subestação São Judas

Related Posts