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Presidente do Metrô promete solução para portas de plataforma em 90 dias

Embora operada pela ViaMobilidade, responsabilidade pela instalação de barras de proteção na Linha 5-Lilás é da companhia do estado, que prometeu acelerar processo

Trem da Linha 5-Lilás e o espaço entre as portas
Trem da Linha 5-Lilás e o espaço entre as portas (Jean Carlos)

A polêmica em torno da morte de um passageiro preso entre as portas de plataforma e o trem da Linha 5-Lilás na semana passada fez o presidente do Metrô prometer uma solução em tempo mais curto do que o previsto.

Segundo Júlio Castiglioni, as estações do ramal receberão barras de proteção nas fachadas de portas em 90 dias. Até então, esperava-se que isso ocorresse até fevereiro de 2026.

A declaração do presidente do Metrô foi dado ao programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 11. Castiglioni também reconheceu que a empresa tem parcela de responsabilidade no acidente, a despeito de a Linha 5 ser operada pela concessionária ViaMobilidade.

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O tema tornou-se munição para disputas ideológicas, mirando a operação estatal versus privada, porém, não se pode dizer que há um único culpado na situação.

Passageira ficou presa entre as portas na Linha 2-Verde em março
Passageira ficou presa entre as portas na Linha 2-Verde em março

O projeto das portas de plataforma foi contratado pelo Metrô ainda quando a Linha 5 era operada por ele. Faz parte do pacote do sistema CBTC, de responsabilidade da empresa Bombardier, que anos atrás foi assumida pela Alstom.

A despeito de a concessionária estar na linha de frente da operação e de ter reconhecido que havia risco no uso das portas (como revelaram documentos obtidos pela emissora), a palavra final sobre a implantação de mudanças no ramal é do Metrô, assim como na Linha 4-Amarela.

Portas de plataforma na estação Vila Matilde, da Linha 3 foram as únicas instaladas por um consórcio afastado posteriormente (Jean Carlos)
Portas de plataforma na estação Vila Matilde, da Linha 3 foram as únicas instaladas por um consórcio afastado posteriormente (Jean Carlos)

Muitas soluções diferentes

As portas de plataforma são, sem qualquer dúvida, um avanço em segurança na malha sobre trilhos. Elas evitam situações perigosas como queda de pessoas na via além organizarem embarques e desembarques e contribuem ainda para evitar atrasos.

No entanto, a adoção do equipamento tem sido um processo longo e sem padrão. Começou pela Linha 4-Amarela, que nasceu já prevendo o recurso, continuou na Linha 2-Verde em algumas estações e teve uma experiência mal sucedida na Linha 3-Vermelha, cujo consórcio só finalizou uma estação, Vila Matilde.

Vieram então os projetos para adaptar a Linha 5 às PSDs (sigla em inglês das portas), assim como o vasto contrato do Metrô com o Consórcio Kobra, para instalar 88 fachadas nas linhas 1, 2 e 3.

Outros ramais mais novos, como a Linha 15-Prata e 6-Laranja, seguiram o exemplo da Linha 4 e foram projetados com as portas.

Soluções diferentes para portas de plataforma resultaram em vãos de dimensões variadas (Jean Carlos)

Hoje, no entanto, os equipamentos que operam nas linhas do Metrô são de diversos fornecedores, têm funcionamento nem sempre similar e vãos com dimensões variadas, como verificou o site neste final de semana.

Há desde estações onde as duas portas (trem e plataforma) estão quase rentes a paradas onde uma pessoa pode ficar com certo conforto entre elas.

A instalação de barras de proteção também é aleatória, talvez o maior indício que o assunto nunca foi tratado com a devida atenção por seus responsáveis.

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5 Comentários

  1. Primeira coisa que aprendi: NUNCA se põe prazo em certas coisas. Se achou a solução, que se aplique. Simples.

    Segunda: não vai ser SÓ as proteções das portas que vão resolver. Todas as estações precisam de supervisão, de equipe, de pessoas atendendo e observando. Japão é assim, Europa é assim, mesmo os Estados Unidos (sempre preocupado com economia e enxugamento) são assim. Só ver canais de viagens por aí para ver o quanto de pessoas em plataformas de trens para monitorar usuários, e até mesmo em muitos casos sinalizar que o sistema está pronto para partir com segurança.

    Terceiro: EDUCAÇÃO. Algo perdido há uns 10, 15 anos atrás. Treinamento não só de equipes das concessionárias, mas da população também. Fazer vídeos instrutivos, pedir uma doação de tempo em canais de TV Aberta e sites para exibir tais vídeos, ensinando as situações que podem ocorrer e como proceder. Fazer dias com treinamento real em estações e trens, convidando a população a participar e acompanhar. NÃO EXISTE EDUCAÇÃO PARA PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA.

    Empresariado e político corrupto tem que parar de gastar dinheiro com carrão e pagar de forma justa funcionário e colaborador.

  2. Colocaram estas portas de plataforma nas estações prometendo mais segurança para os passageiros e realmente eu tive esta sensação na época, mas ultimamente com estes casos que aconteceram, dá medo de usar o metrô e ficar preso nestas portas, é assustador só de pensar nisto. Espero de verdade que arrumem isto e que nunca mais acontece casos como vimos neste ano.

  3. Um suposto especialista sugeriu que o vão das portas do metrô de São Paulo é superior ao dos demais países. Isso não é verdade.

    O suposto especialista desconhece o que é gabarito dinâmico. Se os metrôs mundo afora tivessem implantado suas portas sem nenhum espaço, os trens rasparam ou bateriam na estrutura das portas, principalmente em estações com plataforma em curva.

    Apesar do caminho técnico apontar a instalação de sensores como “solução”, é fundamental que parte dos passageiros melhore o comportamento e não tente embarcar após os sinais visual e sonoro de fechamento das portas.

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