Primeiro trem novo da ViaMobilidade das linhas 8 e 9 será entregue em 28 de fevereiro

Trem da Série 8900 (VM)

A ViaMobilidade receberá oficialmente seu primeiro novo na próxima terça-feira, 28 de fevereiro. Parte de uma encomenda de 36 composições, o modelo da Série 8900 será apresentado no Pátio Bolívia, localizado na região do Jaguaré.

O trem, do modelo Metropolis, foi fabricado pela Alstom em sua unidade de Taubaté meses após a ViaMobilidade vencer a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, então operadas pela CPTM.

Embora a composição passe a estar à disposição da concessionária a partir de março, será preciso realizar testes antes da entrada em operação comercial. Segundo a ViaMobilidade, a expectativa é que os primeiros Série 8900 comecem a prestar serviço ainda no primeiro semestre deste ano.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Trata-se de um processo acelerado de aprovação das novas unidades se comparado ao tempo em que a CPTM leva para comissionar uma composição. A Série 8500, fabricada pela CAF, permaneceu um ano em testes antes de entrar em operação.

A encomenda dos 36 trens é parte do pacote inicial de investimentos de R$ 3,8 bilhões previsto no contrato. À medida que essas composições entrarem em operação, a ViaMobilidade passará a devolver os trens emprestados da CPTM, a começar pelos modelos mais novos.

Diante das dificuldades que enfrentou no início da concessão, a chegada dos novos trens é aguardada como o ponto de inflexão para a ViaMobilidade mostrar a que veio.

Interior do trem Série 8900 VM)
Previous Post

Metrô muda de março para fim de junho licitação de internet gratuita em suas linhas

Next Post

Leilão do Trem Intercidades para Campinas ocorrerá em 28 de novembro, aposta secretário

Related Posts