Ainda em vias de recuperar o protagonismo do transporte ferroviário regional, o Brasil ganhou mais uma linha férrea, desta vez no Rio Grande do Sul.
O chamado Trem do Pampa dará início às viagens turísticas entre as cidades de Sant’Anna do Livramento e Palomas, num trajeto de 20 km.
A ferrovia é um projeto da Giordani Turismo, também responsável pelo “Trem do Vinho”, uma Maria Fumaça que percorre o roteiro nas Serras Gaúchas a partir de Bento Gonçalves.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Mas nesse caso há uma diferença importante, o uso de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nacional, o Prosper, da também gaúcha Marcopolo Rail.

Parece com o People Mover de Guarulhos
O veículo de dois carros possui semelhança com outro modelo, o Aeromovel que será usado no People Mover do Aeroporto de Guarulhos.
Mas em vez de propulsão pneumática, o Trem do Pampa é movido por um sistema diesel-hidráulico.
“Esse produto reforça o nosso compromisso em ser protagonista no desenvolvimento soluções de transporte de passageiros de alta capacidade, inovadoras e tecnológicas. O início dessa operação consolida a atuação da Marcopolo Rail e demonstra a versatilidade da companhia para atender aos diferentes segmentos ferroviários, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos seja no Brasil ou no exterior”, disse Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Segundo a organização do serviço, a primeira viagem está marcada para o sábado, 20 de julho, passeio que será repetido no sábado seguinte, 27 de julho. O valor do bilhete é de R$ 135 e o passageiro desfrutará de uma experiência um tanto diferente do usual.
Além da paisagem dos pampas, a viagem incluirá música a bordo e degustação de vinhos produzidos na região de Campanha.