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Quase 10 anos depois, Linha 2-Verde ganha mais uma estação com portas de plataforma

Desde o fim de semana, a estação Vila Madalena passou a contar com o equipamento de segurança. Ramal agora conta com quatro PSDs instaladas
Portas de plataforma em Vila Madalena: quarta estação da Linha 2 com o equipamento (Reprodução/STM)

Foi em setembro de 2010 que a estação Tamanduateí da Linha 2-Verde foi inaugurada e com ela a terceira fachada de portas de plataforma do ramal. A novidade, então só em uso na Linha 4-Amarela em seus primeiros meses de funcionamento experimental, também havia sido instalada nas estações Sacomã (janeiro de 2010) e Vila Prudente (agosto). Agora, quase 10 anos depois, a estação Vila Madalena passou a contar com o equipamento de segurança desde o último fim de semana.

O Metrô anunciou a novidade em suas redes sociais, prometendo que todas as estações da companhia contarão com as PSDs até 2022 – embora parte delas, sobretudo da Linha 2, ainda não tenham contrato assinado.

As portas de Vila Madalena começaram a ser instaladas no ano passado pela Alstom, empresa que foi contratada pelo Metrô para instalar o sistema CBTC, de controle de trens, nos três ramais mais antigos. Como parte desse serviço, a empresa francesa também deverá equipar as estações terminais das linhas 1, 2 e 3 com as PSDs, mas até agora apenas a Linha 2 possui o item em suas pontas atuais.

Segundo o cronograma mais recente do Metrô, as estações Jabaquara e Tucuruvi receberão as portas de plataforma ainda em 2020 e Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3) em 2021.

Novas estações da Linha 5

Em outro contrato, da Linha 5-Lilás e sob responsabilidade da Bombardier, os trabalhos continuam avançando e acabam de chegar à estação Chácara Klabin, anunciou o governo. Ela era a última das novas estações onde ainda não havia sido iniciada a instalação. Segundo mostrou a STM, o material para montagem começou a ser armazenado nas plataformas da estação nos últimos dias.

Ainda de acordo com o governo, as próximas estações que receberão os equipamentos são Largo 13 e Capão Redondo, inauguradas em 2002 e que não foram projetadas para receber as portas de segurança. A previsão da atual gestão é que todas as estações contem com as PSDs em operação até 2021.

Equipamento para montagem das portas de plataforma da estação Chácara Klabin (STM)
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About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

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