Rodrigo Garcia fala em contratar ‘projeto’ para levar Linha 5-Lilás até Jardim Ângela

Extensão da Linha 5 até Jardim Ângela terá cerca de 4,3 km
Extensão da Linha 5 até Jardim Ângela terá cerca de 4,3 km (CMSP)

Candidato à reeleição pelo PSDB, o governador Rodrigo Garcia afirmou que o estado irá autorizar a contratação do ‘projeto’ da extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela em setembro. A afirmação foi feita na sexta-feira (26) durante visita à região na Zona Sul da capital paulista.

“No mês que vem, o governo de São Paulo autoriza a contratação do projeto para que a Linha 5 do Metrô chegue até o Jardim Ângela, uma promessa antiga, um sonho antigo que nós estamos tirando do papel. Já no mês de setembro, nós vamos então assinar o aditivo com a concessionária para que ela já contrate os projetos para que a linha 5 possa chegar até o Jardim Ângela”, disse, segundo relato do G1.

A nova promessa ocorre cerca de um ano após o então governador João Doria, que deixou o cargo em abril, ter aprovado um termo de referência enviado pela ViaMobilidade, concessionária do ramal, que visava a contratação do projeto funcional da extensão, que incluirá duas estações – além de Jardim Ângela, também a estação Comendador Sant’Anna.

Questionada por este site na época, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos explicou que “A ViaMobilidade é responsável pelos custos dos estudos da obra de extensão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela. Esse processo já está em andamento e inclui as seguintes etapas: projeto funcional, atualização desse projeto de forma aprofundada, consultoria ambiental e estudo de desapropriação“.

Esquema do novo trecho da Linha 5 (GESP)

Esta será a quarta vez que o governo Doria/Garcia anuncia ‘projetos’ para a extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela. Em março do ano passado, o ex-governador João Doria anunciou o início do projeto, que eliminou uma terceira estação antes prevista. Durante a assinatura do acordo com a concessionária, o governo do estado disse que seriam necessários dois anos para serem feitos os projetos funcional, básico e executivo da obra, possível graças à uma mudança na legislação.

Três meses depois, a ViaMobilidade abriu uma consulta para buscar empresas interessadas em desenvolver o projeto de expansão. Já em setembro de 2021 foi assinado o termo de referência com a concessionária.

Resta saber se no mês que vem será então autorizado o início do projeto básico da extensão, que detalha o empreendimento e abre caminho para que as obras possam ser contratadas. O investimento deverá ser bancado na totalidade pela ViaMobilidade, porém, a compensação virá por meio de um aditivo que pode ampliar o valor da tarifa de remuneração ou então estender o período de concessão para que os custos sejam recuperados.

 

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