CPTM Destaques Linha 13

Segundo trem da Série 2500 deve ser liberado para operação na Linha 13 até o fim do mês

Outras seis composições fabricadas pelo consórcio Sifang-Temoinsa têm previsão de entrar em serviço na CPTM até dezembro
Trem da Série 2500 produzido na China pela Sifang (CPTM)

Entregues em tempo curto para os padrões da CPTM, os oito trens da Série 2500, produzidos na China pela Sifang, acabaram sendo vítimas da pandemia do coronavírus. A expectativa era que houvesse a liberação das composições durante o primeiro semestre, porém, apenas um deles foi colocado em serviço na Linha 13-Jade, no início de fevereiro.

Segundo informações obtidas pelo site, a expectativa é que o segundo Série 2500 comece a operar no ramal até o final de setembro. Três composições podem ser liberadas em outubro e outras três em novembro. Por fim, o último trem deverá entrar em serviço em dezembro, encerrando o processo de testes e aprovação pela companhia.

Apesar disso, é pouco provável que os oito trens sejam utilizados plenamente pela CPTM já que a Linha 13-Jade ainda tem uma demanda baixíssima, fruto em parte dos intervalos altos praticados, de no mínimo 20 minutos. Isso é causado sobretudo pelo fato de o sistema de sinalização, contratado junto à Siemens, não estar pronto, dois anos e meio após o ramal ser inaugurado. Sem um sistema confiável, é impossível para a CPTM oferecer partidas a cada 8 minutos, a meta do projeto.

Com o relaxamento parcial das restrições de deslocamento foi possível retomar os serviços de preparação das composições, inclusive corrigindo o sistema de comunicação áudio visual dos vagões que traziam mensagens artificiais e com erros de português.

A Série 2500 da CPTM é a primeira produzida no exterior. O primeiro trem chegou ao Brasil em setembro de 2019 e logo iniciou testes nas instalações da companhia. Apesar de alguns imprevistos, a composição começou a operar apenas cinco meses após desembarcar do navio, algo bastante raro. Outras encomendas recentes da CPTM como as séries 8500 e 9500 atrasaram demais, seja pelos longos testes, seja pela demora na produção.

30 novos trens

A Sifang, assim como a CAF, Rotem e Alstom, estão na expectativa de uma encomenda de 30 trens que será feita pela futura concessionária das linhas 8 e 9. O edital prevê que esse pedido terá de ser feito logo que a empresa assine o contrato já que 15 meses depois a primeira composição deverá entrar em serviço. Por essa razão, há uma crença no mercado de que a concessão terá de buscar fabricantes que já produziram trens para a CPTM a fim de facilitar sua homologação e fabricação.

Leia no Lulica
O que esperar ao mudar-se para a “terra da rainha” 26/8/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment
  • Simplesmente nao existe desculpa plausivel para demorar hum ano inteiro para colocar os primeiros trens em operaçao na linha Jade-13, temos aqui mais uma pandemia de incompetencia ! alem disto, tem este drama da SIEMENS que nunca acaba de testar e liberar a nova sinalizaçao da linha 13 que ja acumula mais de 2 anos de atraso conforme colocado no artigo pelo nosso amigo Ricardo ! deveriamos ter pelo menos metade da frota de trens 2500 liberada para operaçao ! simples assim !

Airway