Serviço entre Sorocaba e Ribeirão Preto desponta como 5º Trem Intercidades de São Paulo

Eixo já apareceu em estudos anteriores, mas foi citado pelo secretário de Parcerias em Investimentos como próximo projeto após os quatro atuais

Trem regional (Stadler)

Não é de hoje que são conhecidos os quatro projetos de trens regionais propostos pelo governo do estado de São Paulo.

São eles o Trem Intercidades Eixo Norte, entre a capital, Jundiaí e Campinas, o TIC Eixo Oeste, até Sorocaba, o TIC Eixo Leste, até São José dos Campos e o TIC Eixo Sul, com destino à Baixada Santista.

Mas a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) já planeja ampliar a malha de trens regionais no estado nos próximos anos.

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Como mostramos aqui, há várias ferrovias em estudos e o mais interessante, sem que atendam a capital paulista.

São eixos onde já circularam trens de passageiros, mas que o poder público abandonou nas últimas décadas.

O TIC Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto pode ser o próximo (GESP)

Triângulo ferroviário

Mas afinal qual pode ser o 5º Trem Intercidades do estado? O secretário Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos, revelou um favorito.

Trata-se do serviço entre Sorocaba e Ribeirão Preto, passando por Campinas. A informação foi compartilhada por Benini durante entrevista ao Podcast Expo ESG semanas atrás.

“Depois temos o TIC que sai de Sorocaba, passa por Campinas e vai até Ribeirão Preto e assim por diante”, disse o secretário.

Uma nova ferrovia ligando as duas cidades criaria uma espécie de “triângulo ferroviário”, cobrindo Sorocaba, Campinas e São Paulo.

Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (GESP)
Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (GESP)

Ainda de acordo com ele, o governador deu aval para que todos os novos projetos de trens regionais usem bitola larga (1,60 m) em vez de recuperar a bitola métrica, que foi usada em boa parte das ferrovias do estado.

“Vai custar um pouco mais caro, mas vamos fazer com bitola larga para tornar interoperável”, teria dito Tarcísio, segundo Benini.

Não há, contudo, uma previsão clara e mesmo se os planos um dia sairão do papel já que os projetos avançarão por vários mandatos.

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1 Comentário

  1. sonhar com um “ferroanel” de passageiros provavelmente è demais, mas uma opção de Campinas para São José dos Campos para isso misto de média velocidade seria bem interessante.

    pena que não sairia em nossas vidas…

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