Serviços Airport-Express e Connect da Linha 13 devem estrear em agosto

Trem da Linha 13: em agosto CPTM promete estreia dos serviços Airport-Express e Connect

Sem definir uma data exata, a CPTM confirmou ao site que os serviços Airport-Express (Expresso Aeroporto) e Connect serão inaugurados em agosto na Linha 13-Jade. O primeiro prevê quatro partidas por dia em cada sentido entre a estação Aeroporto Guarulhos e Luz (que está sendo reformada para receber os trens), e o segundo, a extensão do trajeto até a estação Brás, com parada em Tatuapé e sem necessidade de trocar de composição em Engenheiro Goulart.

No caso do Connect, a tarifa é a mesma da rede (R$ 4,00) e será possível fazer baldeações sem custo adicional. Os trens circularão nos horários de pico, mas a companhia não revelou com qual frequência. Já no expresso, o serviço custará R$ 8,00 e não inclui a transferência gratuita.

O atraso no início do serviço Connect, antes previsto para julho, foi causado por problemas com a implantação do sistema de sinalização da Linha 13 (que controla os trens), a cargo da empresa alemã Siemens. “A CPTM está aplicando multas à Siemens, previstas em contrato”, garantiu a empresa em nota.

Intervalos altos

Questionada a respeito da redução dos intervalos da linha, hoje de 20 minutos em horário de pico e 30 minutos no “vale”, a CPTM não quis revelar quando ele será reduzido. No entanto, com os problemas com o sistema de sinalização é provável que isso demore um pouco mais para ocorrer, ainda mais com a inserção dos serviços Connect e Airport-Express que terão de compartilhar as vias da Linha 12-Safira e 11-Coral para chegar até Brás e Luz. Por outro lado, essas viagens reduzirão os intervalos em alguns períodos de qualquer forma.

A Linha 13-Jade foi inaugurada em março e passou a operar comercialmente em junho quando uma média diária de pouco mais de 7 mil pessoas passaram a utilizá-la – a capacidade prevista da linha é de 120 mil usuários/dia quando estiver funcionando de forma plena.

Veja também: É cedo para dizer que a Linha 13 Jade foi um erro

Antiga plataforma da estação Luz: em agosto o Expresso Aeroporto sairá daqui
Previous Post

CPTM tem planos de construir seu primeiro VLT

Next Post

Via Mobilidade receberá Linha 5-Lilás do Metrô neste sábado, 4

Related Posts