Surgem imagens dos primeiros novos trens da Linha 15-Prata fabricados na China

Trem Innovia 300 em fabricação na China
Trem Innovia 300 em fabricação na China em setembro de 2023 (Reprodução)

Os novos trens para a Linha 15-Prata do monotrilho já estão com as primeiras caixas sendo fabricadas na China. É o que revelam novas imagens divulgadas pelo Metrô em uma apresentação a que o site teve acesso.

As duas fotos, registradas no início de setembro, revelam um carro intermediário e um carro dianteiro. As composições estão sendo fabricadas pela CRRC Puzhen na China através de uma join venture com a Alstom..

O contrato firmado com o Metrô é uma extensão do acordo feito a Bombardier, que projetou o modelo, batizado como Innovia 300.

A Alstom assumiu a fabricante canadense e herdou a nova encomenda de 19 novas composições para a Linha 15-Prata. Mas, ao contrário de 26 dos 27 trens originalmente produzidos numa fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo, a empresa francesa preferiu montá-los na China, possivelmente por conta dos custos mais baixos.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Nota-se que as primeiras caixas estão com a estrutura externa praticamente finalizada e diversos pontos de solda nas extremidades da composição. O interior do carro intermediário ainda está sem acabamento interno.

Composição de monotrilho faz parte de encomenda de 19 unidades para a Linha 15-Prata (Reprodução)

Já o carro cabine apresenta avanços mais consistentes em termos de acabamento. A composição já possui postas instaladas e dispositivos de emergência na parte externa.

A CRRC já forneceu trens do modelo Innovia 300, os mesmos que operam na Linha 15-Prata, para sistemas de monotrilho na China, o que garante maior confiabilidade em sua construção pela experiência já adquirida.

O monotrilho “primo” da Linha 15-Prata de São Paulo (Alstom)

O contrato para a compra de 19 novos trens da Linha 15-Prata foi firmado pelo valor de R$ 543,2 milhões. A compra ainda incluirá mais 8 trens que deverão ser fabricados futuramente. O reforço na frota deverá permitir a operação no trecho entre Ipiranga e Jacu-Pêssego até 2027.

Previous Post

Metrô: obras das linhas 2-Verde e 15-Prata ganham novos vídeos

Next Post

CCR Metrô Bahia abre vagas em área de manutenção

Related Posts