Soa como piada, mas o terminal de ônibus integrado à estação Vila Prudente da Linha 15-Prata finalmente começará a funcionar de forma experimental no dia 11 de maio, sábado da semana que vem. A confirmação foi obtida pelo Diário do Transporte com o secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram, que informou ainda que a inauguração oficial ocorrerá no dia 20.

Sim, para os moradores da região, a construção já se incorporou à paisagem de tal forma que muita gente nem tinha mais esperança de ver o terminal aberto. A obra, aliás, é mais um daqueles péssimos exemplos de mandos e desmandos além de mudanças de direção que nossos políticos estão tão acostumados a fazer. Sua estrutura foi iniciada em conjunto com a estação do monotrilho em 2010 e boa parte dos trabalhos foi concluída em 2014 quando a Linha 15-Prata passou a operar de horário reduzido.

Ainda faltava o acesso Sul, mas isso não seria impeditivo afinal a grande parte dos esperados 150 mil usuários diários do terminal seguiria para a estação Vila Prudente da Linha 2-Verde, com a qual o edifício possuía ligação desde então. Mas eram tempos em que o PSDB e o PT disputavam a presidência da República e também comandavam o estado e a capital, respectivamente. Portanto, não fazia muito sentido acelerar a entrega do terminal se os louros da inauguração caberiam ao então prefeito Fernando Haddad.

Desde 2014, a obra do terminal seguiu a passos lentos até que no início deste ano o Metrô entregou o prédio para a SPTrans que, segundo relatos, não teria aceitado, exigindo a conclusão de serviços pendentes. Após tomar posse do terminal, a prefeitura então passou a equipá-lo e sinalizá-lo, entre outras tarefas.

Ou seja, foram quase cinco anos em que o prédio quase concluído tornou-se um imenso espaço vazio e sem utilidade. Tempo suficiente para que o mesmo governo do estado conseguisse construir quilômetros de monotrilho e bem distante do que se pode chamar de um ritmo célere de trabalho.

Projeção do terminal de quase 10 anos atrás (GESP)

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020