Testes com CBTC na Linha 3-Vermelha já começaram

Trem da Linha 3-Vermelha
Trem da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

O andamento da implantação do sistema CBTC, de controle de trens, tem avançado em ritmo mais rápido do que o esperado após um início complicado. A Alstom e o Metrô já passaram a usar a tecnologia na Linha 1-Azul aos sábados e domingos, período de menor movimento na rede sobre trilhos.

A novidade agora é que também a Linha 3-Vermelha já conta com as primeiras versões do software sendo testadas durante as madrugadas. A fabricante francesa havia instalado os equipamentos no ramal no ano passado, o que exigiu algumas interdições aos fins de semana.

Além das antenas e equipamentos nos trens, é preciso instalar toda a infraestrutura nas vias do ramal de 22 km e 18 estações e que é o mais movimentado da malha metroferroviária atualmente.

Em maio, por exemplo, circularam pela Linha 3 quase 27 milhões de passageiros, daí a importância de contar com o novo sistema CBTC, que é capaz de oferecer viagens mais regulares e uma operação mais eficiente. Há a possibilidade, embora restrita, de redução do intervalo entre os trens em algum momento no futuro.

Quando entregar o sistema na Linha 3, o Metrô de São Paulo passará a operar 100% com CBTC, incluindo as duas linhas operadas por concessões. Os novos ramais em construção (linhas 6-Laranja e 17-Ouro) e também os que estão em projeto (linhas 19-Celeste e 20-Rosa) já são previstos com o novo sistema de controle de trens.

Previous Post
Trem do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Metrô e CPTM não têm previsão de voltar a fechar à 1h aos fins de semana

Next Post

Estação SESC-Pompéia, da Linha 6, avança com método “VCA invertido”

Related Posts