TIC Trens iniciou processo de desapropriação para o trem de Campinas
Concessionária emitiu a Declaração de Utilidade Pública direcionada ao governo federal que deverá analisar e ceder os espaços para o inicio das obras. Trens devem iniciar a operação em Campinas em 2029

A TIC Trens, concessionária responsável pela implantação do trem intercidades entre São Paulo e Campinas, planeja adotar soluções tecnológicas para o serviço como bilhetagem 100% eletrônica e portas de plataforma.
As informações foram dadas pelo Presidente da TIC Trens, Pedro Moro, em entrevista ao portal G1.
O projeto segue na fase de pré-construção. Nesta etapa a concessionária realiza o planejamento de suas atividades e os projetos executivos do novo serviço que deverão ser validados pelo Governo do Estado.

Para que as obras possam se iniciar em maio de 2026, a concessionária emitiu uma Declaração de Utilidade Pública (DUP) ao Governo Federal. O documento inicia o processo de desapropriação que, em um primeiro momento, estará concentrado no trecho entre Jundiaí e Campinas.
As obras serão iniciadas no trecho que hoje não é atendido pela ferrovia. O serviço do Trem Intermetropolitano (TIM) fará a ligação entre Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. A linha será paradora e utilizará trens semelhantes aos que operam na Linha 7-Rubi.

Outro desafio importante para o projeto é a segregação das vias de carga, permitindo a individualização dos serviços. A proposta é que seja construída uma via externa para os trens de carga da Malha Paulista. Hoje apenas a MRS Logística trafega na região.
As estações entre Jundiaí e Campinas são todas tombadas. A concessionária deverá pensar em projetos que tornem as estações funcionais ao mesmo tempo que as diretrizes arquitetônicas sejam mantidas, evitando a descaracterização do patrimônio.

A concessionária realiza estudos para que algumas estações recebam portas de plataforma. Não se sabe exatamente qual modelo poderia ser adotado. Os equipamentos poderiam garantir melhorias de segurança na operação ferroviária.
Por fim, a bilhetagem dos novos serviços deverá ser totalmente eletrônica. A proposta da TIC Trens é que não seja utilizado papel na emissão de passagens de seus trens. A adoção de bilhetagem 100% digital ainda é um desafio no Brasil.