Trem Intercidades de Sorocaba pode terminar na estação Pinheiros, diz governo

Trem regional Mireo (Siemens)

Enquanto o Trem Intercidades Eixo Norte (SP-Campinas) vai a leilão nesta quinta-feira, 29, marcando a volta dos trens regionais à São Paulo, o governo do estado já se debruça nos demais ramais planejados.

O mais próximo de ter o projeto lançado é o TIC Eixo Oeste, entre a capital paulista e Sorocaba.

Na entrevista concedida à Folha de São Paulo, Rafael Benini, que é o responsável pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, afirmou que o trem deve ter a audiência pública lançada no começo de 2025.

O projeto já conta com um estudo encomendado junto ao IFC (International Finance Corporation), ligado ao Banco Mundial, e que vai determinar qual é a proposta de melhor custo-benefício.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Possível trajeto do TIC de Sorocaba até as proximidades da estação Pinheiros

O Trem Intercidades para Soracaba, no entanto, esbarra em novos problemas, o primeiro deles é que a gestão Doria concedeu a Linha 8-Diamante à ViaMobilidade, ocupando as vias por onde poderiam circular os trens regionais.

Diferentemente do TIC para Campinas, cuja vencedora também operará a Linha 7-Rubi, o futuro concessionário do trem para Sorocaba terá de manter o serviço paralelo ao trem metropolitano.

Segundo Benini, não haveria grandes problemas para chegar com o trem regional até a estação Presidente Altino, na divisa de Osasco com São Paulo. O ponto é que o governo Tarcísio de Freitas quer que o TIC tenha uma conexão com uma linha de metrô.

As opções, segundo o secretário, são inúmeras, entre elas um terminal e Água Branca, que era a estação original para os trens regionais no projeto da CPTM.

Mas Benini citou outra possibilidade: levar o TIC Eixo Oeste até Pinheiros, onde haveria uma ligação com a Linha 4-Amarela.

Edifícios no lado oposto do Rio Pinheiros (Jean Carlos)

Local de estação

Consigo chegar a Pinheiros? Consigo. É mais barato? É, mas vou ter de chegar pela outra margem do rio, não pela Linha 9“, disse o secretário à Folha.

Seriam quase 7 km de vias entre o trecho onde há trilhos perto de Presidente Altino e a altura da estação Pinheiros.

A margem oposta do rio tem de fato espaço até as faixas da via expressa, mas não está claro como construir uma estação funcional capaz de acomodar os trens e as áreas de ligação com a malha metroferroviária.

Uma hipótese seria que ela fosse subterrânea, sob a Marginal Pinheiros no sentido sul. Ou então em área elevada como uma ponte. Nesse caso, a distância até o Metrô e a Linha 9-Esmeralda seria menor.

A gestão atual espera ainda licitar o projeto até 2026, mas o tempo parece curto para avançar com todos os estudos.

Previous Post
Empresas deverão pagar garantia de proposta antes do leilão (Jean Carlos)

Para participar do leilão do Trem Intercidades, empresas deverão depositar R$ 135 milhões como garantia

Next Post
Trem regional da CRRC

CCR não aparece e grupo Comporte vence leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas

Related Posts