Trem Intercidades São Paulo – Campinas terá velocidade máxima de 140 km/h

Segundo governo, será o trem mais veloz do Brasil, mas percurso e restrições farão média de velocidade ser de 95 km/h
Trem regional da Hyundai Rotem (Kouhosei)

A menos de duas semanas do leilão, o Trem Intercidades Eixo Norte, entre São Paulo a Campinas, será o primeiro serviço regional de média velocidade do Brasil.

Segundo o projeto, o TIC, como também é conhecido deverá ter uma velocidade média de 95 km/h, podendo alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.

A previsão do governo do estado é que o trajeto  de 101 km entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Campinas, passando por Jundiaí, deverá ser feito em 64 minutos.

Cada trem poderá levar até 860 passageiros e o teto da tarifa foi estipulado em R$ 64,00 para o trem expresso que fará a ligação sem paradas entre São Paulo e Campinas.

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O leilão, que irá a conceder a Linha 7-Rubi, da CPTM; construção e operação TIM (Trem Intermetropolitano) que ligará Jundiaí a Campinas e a construção e operação do TIC São Paulo – Campinas (Eixo Norte), está marcado para ocorrer no dia 29 de fevereiro. A previsão de investimentos em todo o conjunto é de R$ 13,5 bilhões.

 

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13 comments
  1. Até o Chile tem trem mais rápido, independente de direita ou esquerda, é vergonha São Paulo, a cidade com a maior população do continente Americano, e hemisfério sul do planeta se contentar com “tão pouco”…

    1. Já é um grande avanço ter esse trem intercidades aqui em São Paulo, já passou da hora, estamos décadas, talvez até mais de um século atrasado, mas concordo com você, se já vão investir bilhões, por que não colocar algo mais moderno? Mais rápido? Enfim…
      Como você disse, São Paulo merece muito mais! 👏👏

    2. Calma calabreso, a questão não é São Paulo merecer ou não merecer, a questão é que ainda não existe experiências com esse tipo de trem ainda no Brasil. Faz todo sentido começar a usar uma nova tecnologia “pegando mais leve”, afinal, um acidente com um TMV de 140 km/h é muito menos grave do que com um TAV de 400 km/h.

      Então começa com sensatez, com essa linha de 140 km/h, vai aumentando a velocidade para as próximas linhas, chegando aos 160, 180, 200 km/h. Depois que já tivermos uma boa experiência com uma rede de TMV’s, começamos a pensar em TAV’s superando os 300 km/h.

  2. Governo montando uma palhaçada. Mais uma obra para lavagem de dinheiro e favorecimento de empresas privadas.

    1. Viés político detectado. Se não faz, reclama. Se faz, reclama também. Pelo seu pensamento, estaríamos na Pré-História.

  3. É nesta formula a exemplo que no entendimento de alguns “experts”, todas as linhas entregues para concessão por terem sido “incompletas” como as 4, 5, 8 e 9 devem permanentemente receber aportes financeiros robustos do Estado com risco ZERO neste cambalacho perfeito que seguindo as estimativas de demanda que comprovadamente foram superestimadas.
    Para os atuais gestores querem impor um TIC com velocidade média de 95 km/h ultrapassado goela abaixo dos usuários, para isto tem o apoio manipulado de um órgão como o EIA, cuja função é passar um verniz em atitudes do governo em detrimento aos Trens Metropolitanos cuja demanda é no mínimo dez vezes maior sem consultar os usuários em detrimento da “Linha Integradora Metropolitana-710” que possui uma demanda superior a ~21% a linha 11-Coral, além de contar com a unanimidade de aprovação da grande maioria dos passageiros, e agora os planejadores do governo a querem extinguir “alegando ela não ser compatível” com o pretendido projeto de concessão, lembrando que as demandas para o TIC até Campinas estimadas foram para somente após 2040 e não após sua implantação em 2024, com 49 mil /dia /ano/12 milhões de passageiros ou ainda mais longe 2050 com 59 mil /dia /ano ou 13 milhões de passageiros, desta forma tem-se a justificativa perfeita por conta de uma manipulação farsante por parte dos governantes de previsão comprovadamente superavaliada das demandas.

  4. O pior de tudo é que a população está com medo da concessão da linha 7 , porém estão aprovando de forma parcial devido à “ilusão” do trem até o interior achando que será construído logo e pior ,acham que irão pagar R$5,00 . Pesquisem em fontes confiáveis o valor, vão se assustar….

  5. A mais de 40 anos o Estado de São Paulo elege governo que só promete e não cumpre. Vcs se lembram do rodoanel???? Ahhhh se esqueceram não é??? O TIC será maravilhoso amiguinhos…. na realizada viajará na velocidade da luz: vai passar tão rapido que ninguém vai ver. NÓS temos o trem que merecemos!!!

  6. Que perfil de usuário estaria disposto a pagar 130 reais (ida + volta) e mais táxi/uber na última milha? Esse perfil de usuário vai ter demanda diária suficiente pra justificar investimento de 14 bilhões?

    Por esse valor, daria pra construir quase 20 km de túnel de metrô, que já tem uma demanda altíssima dos usuários hoje.

    A administração pública parece usar uma matemática alienígena, diferente da matemática que a gente aprende na escola.

  7. São Paulo está de parabéns! Veremos qual das empresas estatais da Europa vão ganhar, se a SNCF ou a RENFE. Será muito bom pra São Paulo e pro Brasil!

  8. linha integradora Leoni a onde kkkkkkkkkkkkkkkk isso existia a L7 e L10 na CBTU era completa. só quem dividiu foi a cotm

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