O segundo novo trem da ViaMobilidade, que chegou ao pátio de Presidente Altino neste final de semana, já apresenta problemas. A estrutura de metal do sistema de ar condicionado mostra sinais de amassamento.
O site esteve na estação Presidente Altino na tarde desta terça-feira para conferir o novo trem. Através da passarela foi possível observar manobras com alguns carros e uma locomotiva.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Enquanto o procedimento de manobra ocorria, dentro da normalidade, foi possível notar que o equipamento de ar condicionado estava com a grade de ventilação danificada.

O defeito foi encontrado no carro A023. A unidade de AC está situada na parte frontal do carro. O amassamento, dada a sua localização e formato, poderia prejudicar o funcionamento de uma das pás responsáveis pela exaustão do ar quente.
Geralmente ajustes técnicos são toleráveis em equipamentos novos, mas pelas características vistas, tal incidente não é o esperado para um trem considerado novo.

O site pediu nota para a ViaMobilidade, concessionária responsável pelos trens, e obtivermos a seguinte resposta:
“O segundo novo trem da ViaMobilidade está sendo preparado no Pátio Presidente Altino para entrar em operação. A tampa do aparelho de ar-condicionado foi danificada no processo de transporte no fim de semana. Contudo, não houve nenhum prejuízo ao sistema de ar-condicionado ou à infraestrutura da composição.
A concessionária entrou em contato com a fabricante e o processo de substituição já está em andamento, portanto, as próximas etapas não sofrem alteração e o ingresso do trem em operação comercial será realizado conforme o previsto.”