Trens espanhois finalmente saem de cena na CPTM após devoluções da Série 8500

Trem da Série 2100 (Jean Carlos)
Trem da Série 2100 (Jean Carlos)

Famosos nos anos 90 quando foram tema de marketing político das gestões da época, o Série 2100, conhecido como “Trem espanhol”, deixou de operar oficialmente na CPTM.

As duas últimas composições, que complementavam a frota usada na Linha 10-Turquesa, já estão em processo de baixo patrimonial, como a companhia confirmou ao Via Trolebus dias atrás.

A aposentadoria dos trens, comprados de segunda mão no final dos anos 90, ocorre no momento em que a concessionária ViaMobilidade começa a devolver as composições emprestadas para uso nas linahs 8-Diamante e 9-Esmeralda.

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Composição H532 na via de testes de Presidente Altino (Nicolas Gordiano)
Composição H532 na via de testes de Presidente Altino (Nicolas Gordiano)

Nos últimos dias, mais dois Série 8500 foram remetidos para a CPTM, como havia previsto este site. Tratam-se das composições H532 e H564, que foram flagradas em preparação para devolução no começo do mês.

Com isso, a companhia do estado reforçou sua frota com seis Série 8500 que são usados no Serviço 710. Na resposta ao Via Trolebus, a CPTM não associou a aposentaria do Série 2100 à chegada de mais 8500, mas entende-se que se trata do caminho natural já que os trens espanhois já eram considerados obsoletos há bastante tempo.

Lentos mas confortáveis

Fabricados pela CAF no final dos anos 70, o Série 2100 foi adquirido da empresa espanhola Renfe, que o utilizava como trem regional.

As primeiras unidades chegaram ao Brasil em 1997 após reforma feita pela própria Renfe. A estreia ocorreu em abril de 1998 e a composição se diferenciava pelo conforto, com ar-condicionado, portas mais largas e áreas amplas de assentos.

Inicialmente eles foram usados na Linha 9-Esmeralda, mas posteriormente a CPTM os realocou na Linha 10-Turquesa em virtude do seu desempenho pouco apropriado para trechos com distâncias pequenas entre as estações.

A Série 2100 da CPTM na inauguração da estação Autódromo: trens inadequados para serviço metropolitano
A Série 2100 da CPTM na inauguração da estação Autódromo: trens inadequados para serviço metropolitano

Por serem originalmente concebidos para viagens de média distância, os Série 2100 aceleravam lentamente, prejudicando a oferta de viagens.

Em 2019, a companhia enviou trens da Série 7000 para a Linha 10 e os trens espanhois ficaram como reserva técnica, sendo usados em serviços como o expresso, entre Santo André e Tamanduateí.

A despeito da melhora no desempenho, houve reclamações entre passageiros na época, que consideraram os Série 7000 como um retrocesso mesmo que as viagens tenham se tornado mais velozes.

 

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