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Linha 10-Turquesa terá os trens espanhois da Série 2100 aposentados na próxima quarta-feira (10)

Promessa do governo Doria foi feita durante anúncio do cancelamento da Linha 18-Bronze de metrô
Trem da série 2100 Foto: Redes Sociais

Como parte de uma “cortina de fumaça” lançada para justificar o cancelamento da Linha 18-Bronze de metrô, o governo do estado confirmou a aposentadoria dos trens da Série 2100 na Linha 10-Turquesa os chamados “trens espanhois”, já a partir da próxima quarta-feira dia 10 de julho.

Para isso a CPTM fará uma troca de trens que inclui as composições da Série 8000, hoje exclusivas da Linha 8-Diamante. A informação havia sido adiantada pelo perfil Paparazzi Ferroviário na semana passada.

Com isso, a Linha 10-Turquesa contará com trens mais modernos das séries 7000, 7500 e 3000, que têm desempenho mais adequado para trechos urbanos. Além disso, sua acessibilidade é superior graças ao maior número de portas. Em tese, a adoção dessas composições deve fazer o tempo de viagem cair e consequentemente a quantidade de trens necessários na operação.

“Metrô de superfície”

O secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy se utilizou de um velho expediente dos tempos do governo de José Serra (PSDB), o de prometer a CPTM com qualidade de metrô. Segundo o ex-deputado federal por Goiás, a Linha 10 se tornará um “metrô de superfície” após as reformas pretendidas pela gestão.

Entre elas estão a renovação das estações e a construção da nova estação Pirelli, que foi desativada há anos. Segundo o vice-governador Rodrigo Garcia, “essa ação permitirá o início da extensão do Expresso ABC”.

Todos esses projetos já foram estudados pela CPTM anos atrás, mas não saíram do papel por falta de recursos, assim como a modernização da sinalização que é capaz de melhorar a velocidade do serviço.

Boa parte das estações da Linha Turquesa ainda mantêm uma estrutura herdada dos tempos da CBTU, a companhia federal que as recebeu da RFFSA. Elas têm acessibilidade deficiente além de sofrerem com alagamentos no período de verão.

Projeto da reforma da estação Santo André encomendado pela CPTM em 2005 (Sistransp)

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Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

7 Comentários

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  • so uma duvida: se a cptm ira coloca os trens da serie 7000 na linha 10 e os da serie 8000 na linha 9, sera que a cptm ira coloca outros trens na linha 8 diamante no lugar desses 10 trens da serie 8000 que irão pra linha 9 esmeralda?

    • a linha 8 possui 36 trens e só utiliza 20 e por isso da pra jogar alguns pra linha 9 e os da linha 9 série 7000 vai pra linha 10. É a famosa gambiarra brasileira. kkkkk

  • Corrigindo um ponto, a linha 10 turquesa não foi repassada da Fepasa para a CBTU, a cronologia correta é SPR/EFSJ/RFFSA/CBTU e enfim CPTM.
    FEPASA era somente as atuais linhas 8 e 9.
    E a aposentadoria da série 2100 fará a linha 10 ter trens novos sim, porém com muito menos lugares sentados, pois é notório que os trens novos tem poucos bancos.

    • Bem observado ! É inegável que o 2100 está defasado faz tempo e não foi projetado para atender esse tipo de trajeto… Mas oferece bem mais lugares e tem “salão bem mais amplo”. De qualquer forma, merece ser lembrado como um bom trem.

      • O 2100 colocou o transporte metropolitano na dignidade que o passageiro merece prestou cerca de 20 anos de serviço na Espanha e outro 20 conosco cumpriu seu papel

  • Agora não adianta colocar trens novos e modernos e manter esse sistema de sinalização ultrapassado tecnologia dos anos 1950 aí é só pra enganar os anganados

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