Três anos após acidente, ViaMobilidade executa 1ª parte da expansão da Estação Santo Amaro

Ampliação da Estação Santo Amaro (Thomaz Santos)
Ampliação da Estação Santo Amaro (Thomaz Santos)

A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás de metrô, realizou a união da estrutura metálica da parte norte da expansão da Estação Santo Amaro.

Há praticamente três anos atrás a concessionária fracassou na tentativa de construir a expansão, culminando na queda da estrutura metálica no Rio Pinheiros.

A nova empresa contratada para o serviço, a EGTC Infra, realizou melhorias nos métodos de trabalho e vem imprimindo avanços consistentes. O projeto de expansão praticamente se manteve com a mesma concepção funcional.

Em vez de utilizar o método de balanço sucessivo para construir a estrutura central, foi adotado o método “Strand Jack” onde um dispositivo hidráulico iça as cargas. Este método é aplicado quando os guindastes possuem restrições de uso.

O método foi aplicado com a passarela central pré-montada apoiada em uma estrutura flutuante. Após atingir o nível adequado foi realizada a fixação do elemento na estrutura principal.

Os trabalhos devem avançar com a construção do steel deck e posterior acabamento.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A expansão da Estação Santo Amaro é a maior obra da concessão da Linha 5-Lilás e deverá aliviar o fluxo de pessoas, dado o aumento do uso da integração com a Linha 9-Esmeralda.

Previous Post
Estação Vereador José Diniz, da Linha 17-Ouro

Metrô amplia em 264% os investimentos na Linha 17-Ouro

Next Post
A Neo Química Arena e ao fundo a estação Linha 3-Vermelha (Felipe Szpak)

Metrô e CPTM vão operar 24 horas para jogo da NFL no Brasil

Related Posts