Trivia Trens adquire equipamentos para agilizar manutenções na via permanente
A primeira unidade tem previsão de entrega até a metade 2027, para ser empregada nas linhas 11, 12 e 13
Nesta quarta-feira, 13, a Trivia Trens, concessionária que assumirá a operação nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em julho deste ano, anunciou a compra de novos equipamentos ferroviários.
A empresa celebrou contrato com a Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) que produzirá vagões de transporte de brita, em Osasco, na Grande São Paulo.
Estes equipamentos serão entregues com tecnologia da norte-americana Loram e empregados nas rotinas de manutenção das três linhas da concessionária, executando ações como a retirada automatizada de carga e descarga no apoio à renovação da via permanente, agilizando este processo.
Na prática, os trabalhos das equipes de manutenção nesta ação serão mais rápidos, possibilitando a cobertura de maiores trechos em uma única rotina de trabalho e ou liberação da via em tempo menor.
A previsão da Trivia é de receber o primeiro vagão até junho do próximo ano, com a entrega das demais unidades nos meses seguintes. Ainda segundo a empresa, a compra representa uma antecipação nos investimentos programados.
O contrato de concessão da Trivia Trens determina à concessionária, que seja responsável pela manutenção, melhorias e operação nestas três linhas até 2050, com previsão de investimentos na ordem de R$ 14,3 bilhões ao longo deste tempo.
