Um dos vagões de um trem da ViaMobilidade descarrilou na manhã desta quarta-feira (7) na Linha 8-Diamante. A composição estava na estação Domingos de Moraes no sentido Itapevi, segundo passageiros que compartilharam imagens e vídeos em redes sociais.
O vagão em questão, de registro R086, pertence a um trem da Série 7000 e seria o mesmo que se chocou com barreira em março. O carro aparece deslocado dos eixos dos trilhos enquanto o restante da composição aparenta estar na posição correta.
Veja também: Trem de carga descarrilou na Linha 12-Safira no sábado, afetando operação por dias
Em declaração de ocorrência, a ViaMobilidade informou o seguinte:
“A ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, informa que devido ao descarrilamento de um dos carros de um trem na estação Domingos de Moraes da Linha 8-Diamante, a plataforma sentido Itapevi está inoperante. Não houve feridos.
A alternativa para o passageiro que vem sentido Itapevi é ir até a estação Lapa para embarcar. No sentido contrário, deve ir até a estação Imperatriz Leopoldina, descer e embarcar no trem sentido Júlio Prestes. Técnicos estão atuando para normalizar o serviço. A causa está em apuração.”

A empresa está sob pressão do Ministério Público, que pretende convencer o governo do estado a rescindir o contrato de concessão após uma série de falhas e problemas tanto na Linha 8 quanto na Linha 9, também parte do contrato de 30 anos assinado no ano passado.
A concessionária assumiu os dois ramais da CPTM em 27 de janeiro e terá de investir bilhões na modernização e recapacitação de ambos.
Trem descarrilou na estação Domingos de Morais, o trem seguia sentido Itapevi. Foi evacuado minutos após o ocorrido. #BDSP @SPSobreTrilhos pic.twitter.com/8wyY3Skntn
— Almir_Simião (@almirsimiao) December 7, 2022