Veja onde haverá remoção de moradias no núcleo Nova Kampala para implantar estação do Metrô
Convênio firmado entre o Metrô e a CDHU prevê reassentamento de famílias para liberar construção da futura estação Gabriela Mistral da Linha 2-Verde
O convênio assinado entre o Metrô e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) detalha a área onde deverão ocorrer remoções de moradias para viabilizar a implantação da futura estação Gabriela Mistral, da Linha 2-Verde, na Penha, Zona Leste de São Paulo.
O documento estabelece as regras para o reassentamento de moradores considerados vulneráveis que ocupam parte do núcleo Nova Kampala, comunidade localizada entre a Linha 12-Safira e a Rua Gabriela Mistral. O investimento estimado para as ações habitacionais é de R$ 155,3 milhões e o convênio terá vigência de cinco anos.
Segundo o plano elaborado pela CDHU, a área prioritária da primeira etapa foi definida pelo Metrô em função da necessidade de remanejamento provisório dos trilhos da CPTM e das obras ligadas à futura estação. Nessa área foram identificadas 467 edificações, todas elas numa faixa ao lado dos trilhos.
Desse total, 379 imóveis são residenciais ou de uso misto, 63 estavam fechados, vagos ou tiveram recusa de cadastro, 16 encontravam-se em construção e nove possuem uso não residencial. O levantamento também identificou 17 casos de famílias numerosas que poderão ter atendimento habitacional separado, conforme as regras da CDHU.
Área delimitada em amarelo terá moradias removidas (CMSP)
A comunidade ocupa áreas pertencentes à própria CDHU, denominadas Penha A e Penha E. O plano de reassentamento aponta que o núcleo possui mais de 2.100 edificações cadastradas e uma população estimada em mais de 3.000 moradores.
Além da futura estação Gabriela Mistral, a área liberada deverá receber estruturas associadas ao projeto de expansão da Linha 2-Verde. O documento cita a implantação de um acesso secundário da estação, intervenções ligadas às linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM, o remanejamento provisório de trilhos, a extensão da Rua Natal Basile e novos empreendimentos habitacionais da CDHU.
As famílias removidas poderão ser atendidas por diferentes modalidades habitacionais da companhia, incluindo unidades produzidas pela CDHU, cartas de crédito para aquisição de imóveis e auxílio-moradia temporário. O benefício mensal previsto é de R$ 800 para famílias que aguardarem reassentamento definitivo.
Veja os números de imóveis envolvidos na implantação (CMSP)
O plano também menciona que a área apresenta contaminação ambiental identificada em estudos anteriores e é alvo de uma ação de reintegração de posse movida pela CDHU desde 2014.
A estação Gabriela Mistral integrará a segunda fase da expansão da Linha 2-Verde entre Penha e Dutra. O projeto também prevê integração com as linhas 12-Safira e 13-Jade, transformando o local em um dos principais polos de conexão sobre trilhos da Zona Leste.
Embora o convênio trate apenas da área considerada prioritária para as obras iniciais, o documento deixa claro que as intervenções abrangem áreas adjacentes necessárias à implantação da estação, indicando que novas etapas de reassentamento poderão ser realizadas conforme o avanço do empreendimento.

