A qualidade da operação dos trens metropolitanos está diretamente associada às condições da via permanente. O site obteve recentemente informações sobre a qualidade das vias da ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
O requerimento foi obtido através de pedido de acesso a informações feito à Secretaria de Parcerias em Investimentos, pasta responsável por tornar transparente as informações técnicas dos ramais.
Atualmente a ViaMobilidade possui duas restrições com grau de atenção relevante. Ambas se localizam na Linha 8-Diamante. A Linha 9-Esmeralda, que liga Osasco à Mendes-Vila Natal, não registrou nenhuma restrição de via.
Os problemas na Linha 8-Diamante ocorrem na via sentido Itapevi em dois pontos distintos.
O primeiro problema é relacionado à flambagem de via. Este problema ocorre quando da dilatação térmica dos trilhos. Se a tensão exceder um nível limite da via, para reduzir a tensão acumulada, se distorce longitudinalmente provando um defeito na geometria de via.

A primeira falha está localizada na saída da Estação Carapicuíba na altura do poste 22/18. A velocidade máxima permitida precisou ser reduzida por motivos de segurança, fazendo com que os trens circulassem a no máximo 40km/h no trecho afetado.
A segunda falha se refere a uma Junta Isolante Colada avariada. Essa junta especial nos trilhos atua principalmente para garantir a integridade dos circuitos de via, separando os setores de trilhos eletricamente. Uma falha em JIC pode gerar problemas tanto nos trilhos como no próprio circuito de via, reduzindo a velocidade.
Esta segundo ocorrência está localizada próximo da estação Engenheiro Cardoso, nas proximidades de uma passarela. O ponto exato da falha é no poste 34/01 que possui restrição de 40km/h.

Ao longo da resposta a SPI destacou que as ações de manutenção ocorrem diariamente e podem variar de local conforme o planejamento de atividades.
Ambas as falhas exigem atendimentos mais complexos e, portanto, uso de maquinário e itens especiais para sua resolução.