ViaMobilidade atinge melhor nota técnica nas linhas 8 e 9, mas continua sem convencer passageiro

Com imagem suja, ViaMobilidade não conquista passageiros (Jean Carlos)
Com imagem suja, ViaMobilidade não conquista passageiros (Jean Carlos)

A operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade dá sinais de melhoras, mais ainda não conseguiu convencer os passageiros de sua qualidade.

A concessionária atingiu seu melhor resultado em mais de dois anos de operação, porém a percepção dos usuários não reflete isso. O site fez uma análise preliminar dos dados de desempenho dos primeiros meses de 2024.

Vale ressaltar que os dados expostos são oficiais e emitidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

Melhorias de desempenho

Nos primeiros meses do ano a concessionária manteve um nível mais alto no Coeficiente de Mensuração do Desempenho da Concessão (CMD). Nos últimos três meses de 2023 os valores giravam na casa dos 82% de eficiência.

Em 2024 a tendência se manteve, incluindo o recorde de melhor resultado da ViaMobilidade em mais de dois anos de concessão. Em abril a concessionária obteve CMD de 0,92 pontos. O coeficiente vai de 0 (muito ruim) até 1 (muito bom).

Especificamente neste mês a concessionária atingiu nota máxima em todos os indicadores de qualidade mostrando, por meio de dados oficiais, que a operadora tem melhorado.

ViaMobilidade apresentou melhorias no desempenho (SPI)
ViaMobilidade apresentou melhorias no desempenho (SPI)

Falta de confiança do passageiro

Apesar das notícias positivas para a concessionária, a ViaMobilidade ainda não pode comemorar. Durante o 5º semestre consecutivo a empresa teve nota zero no Índice de Satisfação do Passageiro (ISP).

O resultado se acumula com as pesquisas realizadas nos anos de 2022 e 2023. Veja o resultados das outras pesquisas:

Os dados que o site obteve mostram que tanto na Linha 8-Diamante como na Linha 9-Esmeralda os passageiros desaprovam a operação privada.

Os dados ainda são preliminares e deverão ser alvo de análise profunda pelo site no futuro, mas, para que a concessionária possa pontuar é necessário se atingir um nível mínimo de satisfação, algo que não ocorreu.

A pesquisa de satisfação avalia muitas informações como qualidade das instalações, lotação dos trens, tempo de espera, segurança e acessibilidade. Na tabela abaixo pode-se observar que o índice IQM (manutenção) teve pontuação máxima. Já o IQS (Operação) teve todos os indicadores perfeitos, exceto o índice de satisfação do passageiro, que zerou novamente.

Concessionária tem pontual quase perfeita, mas zera na opinião dos passageiros (SPI)
Concessionária tem pontual quase perfeita, mas zera na opinião dos passageiros (SPI)

Para melhor compreender os dados da tabela recomendamos os artigos onde abordamos a qualidade da operação e qualidade da manutenção

Conclusão

A ViaMobilidade conseguiu fazer algo que parecia muito distante antes da concessão, arruinar a imagem de eficiência da operação privada sobre trilhos em São Paulo, vista em outros ramais.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Essa mácula em sua imagem é fruto de diversas questões. Um começo desastroso, um gerenciamento de crise questionável e pouca aproximação com os passageiros, que se sentem muitas vezes decepcionados, quando não indignados pela operação aquém do esperado.

Mesmo que os bilhões de reais de investimentos sejam divulgados de forma ampla, o passageiro ainda não sentiu de fato tantas melhorias.

Talvez seja questão de tempo para reverter esse quadro, mas até aqui a ViaMobilidade continua devendo.

Previous Post
Trem da Linha 15-Prata

Linha 15-Prata funcionará a partir do meio-dia neste domingo, 14

Next Post
Linha 11-Coral na Estação Luz (Jean Carlos)

Veja alterações na operação da Linha 11-Coral e no Serviço 710 neste domingo, 14

Related Posts