ViaMobilidade deverá investir em solução tecnológica para combater vandalismo nas linhas 8 e 9

Sistema de monitoramento para vias poderá prevenir ações de vandalismo (Jean Carlos)
Sistema de monitoramento para vias poderá prevenir ações de vandalismo (Jean Carlos)

No começo do mês de outubro, a ViaMobilidade sofreu uma falha de grandes proporções na Linha 9-Esmeralda. Diante de suspeitas de vandalismo e sabotagem, a concessionária deverá reforçar a segurança nas vias, investindo inclusive em soluções tecnológicas.

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O contrato de concessão das linhas 8 e 9 prevê no capítulo “Empreendimento 61 – Telecomunicações” uma série de investimentos importantes no âmbito de segurança. Um destes é a implantação do Sistema de Monitoramento de Via (SMV). Atualmente apenas a Linha 13-Jade da CPTM possui um sistema desta natureza implantado nas linhas ferroviárias.

O SMV será responsável pela supervisão e controle das imagens de câmeras que deverão ser instalados em trechos de via entre as estações. Todos os registros deverão ser centralizados no novo CCO de Presidente Altino e espelhados para o CCO do Brás da CPTM.

O contrato estabelece pontos de segurança importantes que o novo sistema deverá captar para garantir a integridade da operação das linhas 8 e 9. A cobertura poderá verificar os seguintes itens:

  • Vandalismos
  • Circulação de pessoas não autorizadas
  • Vias
  • Rede Aérea
  • Passarelas
  • Entrada de Subestações
  • Entrada de Cabines Seccionadoras
  • Circulação de veículos ferroviários

Atualmente o SVM existente nas linhas concedidas são restritos apenas à visão das extremidades das plataformas nas estações, sendo insuficiente para captar trechos críticos onde equipamentos importantes como AMVs e caixas de locação estão presentes.

Sistema de monitoramento de via presente na estação Antônio João da Linha 8-Diamante (Jean Carlos)
Sistema de monitoramento de via presente na estação Antônio João da Linha 8-Diamante (Jean Carlos)

Em nota, a ViaMobilidade informa que tem estratégia de rondas ao longo do trecho em operação e que também irá investir em soluções modernas como softwares e alarmes em pontos importantes.

“Quanto à segurança, a concessionária tem como estratégia rondas constantes com equipes de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) ao longo da linha, embarcadas nos trens ou em automóveis, além de monitoramento por câmeras. A ViaMobilidade também estuda soluções mais modernas, como softwares analíticos integrados, alarmes, e a implantação de mais câmeras nas linhas, pátios, subestações, cabines de paralelismo, aparelhos de mudança de via e caixas de sinalização.”

Falha severa

A falha no sistema de rede aérea da Linha 9-Esmeralda pode ser considerada grave. A concessionária precisou realizar a troca de 5 quilômetros de rede aérea incluindo componentes como fio de contato, cabo mensageiro e cabos equipotenciais.

O superaquecimento do sistema causado por um curto circuito no sistema de energia gerou danos que colocariam em risco a integridade da operação em parte da linha 9. O site registrou as atividades de manutenção que mobilizou locomotivas, vagões adaptados e veículos especiais. Em nota, a concessionária afirma que o problema foi resolvido no começo da semana.

Manutenção no sistema de rede aérea da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Manutenção no sistema de rede aérea da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

“No último dia 03, a Linha 9-Esmeralda foi afetada por um dano no sistema de alimentação de energia elétrica, causando a interrupção parcial da operação. Com a ocorrência, a equipe técnica da concessionária identificou a necessidade de troca de 5 km de cabos da rede aérea que foram danificados. Para a atividade corretiva, a ViaMobilidade contou com todo o efetivo do time de manutenção, além da colaboração de um fornecedor especializado. Foram utilizados instrumentos adequados, veículos rodoferroviários e vagões especiais tracionados por locomotiva.

Todo reparo da rede aérea afetada foi concluído na madrugada desta segunda-feira (16). Durante a manutenção, os intervalos entre os trens sofreram variações e os clientes foram informados nos canais oficiais da concessionária.

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