A ViaMobilidade anunciou nesta segunda-feira, 15, uma parceria com a IHS Brasil, parte do grupo IHS Holding Limited, um dos maiores proprietários, operadores e desenvolvedores independentes de infraestrutura de comunicações compartilhadas do mundo em número de torres, para a implantação de rede de telefonia móvel e internet 4G e 5G no trecho subterrâneo da Linha 5-Lilás. A linha era a única de metrô de São Paulo que ainda não possuía esta conectividade para os passageiros.
A primeira instalação começou na estação Campo Belo e deve ser expandida para as demais estações entre 12 e 18 meses.
A infraestrutura que será instalada comporta todas as operadoras de telefonia porém, até o momento, apenas Vivo acertou contrato com a IHS.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“A necessidade de conexão nas dependências internas da Linha 5-Lilás fez com que a ViaMobilidade buscasse uma solução de infraestrutura de comunicações que atendesse às demandas crescentes de nossos clientes. A experiência da IHS Brasil em DAS e a forte cobertura de rede da Vivo foram fundamentais para fornecer conectividade nesta linha de metrô”, disse Antonio Marcio, Diretor da ViaMobilidade Linhas 5 e 17.
A solução, que utiliza sistema ativo digital e antenas ativas 5G, é considerada um dos projetos DAS mais modernos da América Latina de acordo com a empresa.
“A Linha 5(-Lilás de metrô de São Paulo) tem 17 estações, 12 das quais são subterrâneas, com 12 km de túneis onde o sinal móvel não pode chegar sem um sistema de antena dedicado. Com a nossa experiência em sistemas de cobertura interior, ajudamos a possibilitar a conectividade móvel em toda a extensão da Linha 5. Estamos implementando um sistema de última geração utilizando tecnologia 5G e 4G, para que os operadores de redes móveis possam fornecer os seus serviços a usuários finais em todo este sistema de transporte”, afirma Cassio Futuro, COO da IHS Brasil.