ViaMobilidade investiu R$ 612 milhões na modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda entre abril e junho

Série 8900 (Jean Carlos)
Série 8900 (Jean Carlos)

No começo do mês de agosto do Grupo CCR, principal controlador das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema metroferroviário, divulgou seu balanço de resultados do segundo trimestre de 2023.

Dentre os vários destaques expostos no documento estão os detalhamentos dos investimentos realizados em cada uma das concessões operadas pelo conglomerado empresarial.

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Nas linhas 8 e 9 foram investidos R$ 612,1 milhões e desde o começo do ano já foram despendidos R$ 1,3 bilhão em melhorias nos trens metropolitanos.

Na operação da Linha 4-Amarela foram realizados investimentos mais modestos, de cerca de 11,7 milhões, enquanto na Linha 5-Lilás esse valor chegou a R$ 12,6 milhões durante o segundo trimestre de 2023.

Investimento realizado no segundo trimestre de 2023 (CCR)
Investimento realizado no segundo trimestre de 2023 (CCR)

No que se refere à rentabilidade das concessões, a ViaQuatro teve o melhor desempenho entre as operadoras, apresentando 18,2% de aumento na receita comparada ao período anterior. Foram R$ 206,1 milhões de receita.

A Linha 5-Lilás também obteve resultado positivo em 12,4%, com arrecadação total de 137,8 milhões no segundo trimestre de 2023. Já nas linhas 8 e 9, a situação é a inversa, com queda na arrecadação de 2%, obtendo receita de R$ 215,1 milhões.

Receita no segundo trimestre de 2023 (CCR)
Receita no segundo trimestre de 2023 (CCR)

No detalhamento dos resultados nota-se que a receita das empresas é composta de receita tarifária, receita de mitigação e receita acessória. A receita tarifária é oriunda do pagamento de passagem enquanto a receita de mitigação é paga pelo governo a título de reequilíbrio econômico financeiro previsto em contrato.

Um ponto bastante peculiar é a queda nas receitas acessórias para o segundo trimestre, tendo em vista que a situação atual é de retomada econômica, este valor deveria subir.

Detalhamento da receita no segundo trimestre de 2023 (CCR)
Detalhamento da receita no segundo trimestre de 2023 (CCR)

Quanto à quantidade de passageiros transportados neste segundo trimestre, todas as concessionárias tiveram aumentos no número de passageiros. A Linha 4-Amarela teve aumento de 14,6% do número de passageiros comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 48,2 milhões de passageiros transportados.

As linhas 8 e 9 tiveram aumento de 10% na demanda, com 57,8 milhões de passageiros transportados. A Linha 5-Lilás obteve o resultado mais modesto, com aumento de 5%, representando 38,1 milhões de passageiros transportados.

As tarifas médias por passageiro transportado tiveram aumento nesse período. Considera-se tarifa média a razão entre o número de passageiros transportados e a receita tarifária.

Passageiros transportados no segundo trimestre de 2023 (CCR)
Passageiros transportados no segundo trimestre de 2023 (CCR)

Na Linha 4-Amarela a receita média aumentou em 6,8% atingindo o valor de R$ 3,60. Foram registrados aumentos de 9,1% na Linha 5-Lilás e  de 9,0% nas linhas 8 e 9. O valor da tarifa média para estas linhas é de R$ 2,50 e R$ 3,60, respectivamente.

Por fim, o relatório apresenta informações de investimentos futuros a serem realizados nas concessões. Os valores aportados são na maioria das vezes delegados mediante cláusulas contratuais.

Deverão ser realizados investimentos de R$ 2,4 bilhões nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A concessão dos dois ramais é a que mais exigiu melhorias dentre as três concessionárias.

A ViaMobilidade Linha 5 e 17 deverá receber investimento de R$ 214,9 milhões e a ViaQuatro terá R$ 7,1 milhões de investimentos remanescentes até o final da PPP.

Investimentos remanescentes nas linhas (CCR)
Investimentos remanescentes nas linhas (CCR)
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