ViaMobilidade obtém decisão na Justiça para tirar do ar perfil crítico à empresa no Instagram
Página “Via’I’Mobilidade”, que surgiu em março de 2022 em meio aos problemas da concessionária, considerou ação como censura

A ViaMobilidade obteve uma liminar na Justiça para obrigar a empresa Meta a retirar do ar o perfil “Via’I’Mobilidade” no Instagram.
A página, criada em 2022 em meio ao início da operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda pela concessionária, faz críticas à gestão da concessionária e considerou a medida como “censura” em seu perfil na rede X, que continua no ar.
“Uma empresa que opera serviço PÚBLICO conseguiu decisão judicial para silenciar denúncias de interesse coletivo. Nossa página foi derrubada. A censura não resolverá os problemas dos trens”, disse post publicado na sexta-feira, 9.

O perfil, que possui cerca de 14,5 mil seguidores no Instagram e 9,1 mil pessoas no X, é defensor do fim das concessões no transporte público.
A página conta com o apoio de outros perfis e sites que defendem empresas públicas de transporte como o Plamurb, “Movimento Sindicato nos Trilhos” e o CLCP, “Comitê de Luta contra Privatização da CPTM”.
Na descrição da “Via’I’Mobilidade, o perfil afirma ser “apartidário e sem fins lucrativos A privatização prometeu um mar de rosas, mas entregou um oceano de problemas. Estamos aqui para registrar, denunciar e lutar por um transporte público digno.”
Parabéns aos donos do perfil pelo empenho em mostrar a verdade escancarada do serviço da ViaMobilidade. Se essa empresa se incomodou com o perfil, mais uma prova de que o serviço dela é ruim e ela quer esconder isso.
O perfil era apócrifo, porém mais tarde descobriu-se que era próximo a partidos políticos e a pessoas descontentes com a concessão (ex-funcionários e funcionários da CPTM).
Em meio a denúncias sérias, o perfil acabou divulgando fake news e até assediou funcionários da concessão e jornalistas (que não endossavam sua plataforma pró CPTM). O perfil achava que a internet era terra sem lei.
Fazer oposição a concessão é diferente de espalhar fake news e praticar assédio. Espero que o perfil reflita e mude sua postura. Oposição tem que ter responsabilidade.
Isso só prova que o perfil estava certo.
E como diria Michael Scott (Adaptado):
Nosso perfil no insta não vale nada.
Essa é a diferença entre a via mobilidade e nós.
Transporte público não é sobre dinheiro para nós, Motiva.
Se amanhã nosso perfil cair, nós simplesmente começaremos outra página que denuncia vocês.
E depois outra, e outra, e outra. Não me faltam nomes de páginas.
(eu não faço parte da página que caiu. Mas talvez o Michael Scott faça)
– Desmotiva
Essa é uma delas
A ViaMorbidade, ou Mortiva, é uma empresa privada cujo único objetivo é gerar lucros para seus acionistas. Em vez de se empenhar em resolver problemas concretos de segurança para as pessoas nas portas de plataforma nas estações que administra há vários anos, perde energia em tempo tentando censurar sátiras de rede social à sua marca. A empresa mostra em todas as suas decisões de que não passa disso mesmo, uma empresa privada que só existe para dar lucro (e não prestar um serviço público de qualidade). Pobres paulistas que votam e votam e votam em quem destrói seu rico patrimônio.