ViaMobilidade realiza testes dinâmicos com trem da Série 8900 na Linha 9-Esmeralda

Trem da ViaMobilidade passará por bateria de testes antes de liberação operacional (Jean Carlos)
Trem da ViaMobilidade passará por bateria de testes antes de liberação operacional (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, irá realizar testes dinâmicos com o novo trem da Série 8900 na Linha 9-Esmeralda. Os procedimentos fazem parte do processo de comissionamento de um novo trem.

Os testes se iniciaram neste final de semana das 20h do sábado (15) e vão continuar até as 3h30 da segunda-feira (17). A composição deverá circular entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Para permitir a realização dos testes, o intervalo na Linha 9-Esmeralda deverá ser alterado ao longo de toda a sua extensão. Está previsto que o tempo de espera entre os trens no trecho de Osasco até Mendes-Vila Natal seja de 12 minutos.

Um dos objetivos de testes com movimentação de trens, conhecidos como testes dinâmicos, é averiguar as condições e comportamento do trem com cargas e velocidades variadas.

Para tanto, geralmente são instalados sensores em cada carro do trem, truques e suspensões. A via permanente também pode ser equipada com itens para medições.

Tipos de sensores que podem ser aplicados em testes dinâmicos de trens
Tipos de sensores que podem ser aplicados em testes dinâmicos de trens

A obtenção de dados acerca destes testes podem ser utilizados para a realização de ajustes e calibragens necessárias para o início da operação comercial com segurança.

O primeiro trem da Série 8900 chegou em Presidente Altino no final de fevereiro e tem previsão de iniciar suas operações ainda neste primeiro semestre.

Previous Post
Passagens do TIC terão tarifa personalizada (Alstom/Alstom Coradia SNTF)

Trem entre São Paulo e Campinas poderá ter serviço de “1ª Classe” com tarifas maiores que teto de 64 reais

Next Post

Para evitar vandalismo, ViaMobilidade estuda trocar maçanetas de portas entre vagões por dispositivos magnéticos

Related Posts