Vídeo: Pilares da Linha 15-Prata avançam junto à Favela de Vila Prudente

Imagens mostram estruturas da extensão até Ipiranga ao lado do viaduto; possível pórtico pode exigir intervenção na margem da comunidade

Extensão da Linha 15-Prata após Vila Prudente
Extensão da Linha 15-Prata após Vila Prudente (iTechdrones)

As obras da extensão da Linha 15-Prata até Ipiranga avançaram no trecho junto à Favela de Vila Prudente, um dos pontos mais delicados do percurso do monotrilho. Imagens do canal iTechdrones, parceiro do site, mostram vários pilares erguidos ao lado do viaduto da Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, alguns já com os capitéis que receberão as vigas das vias.

A posição das estruturas reforça a impressão de que o Metrô ajustou o traçado para afastar o monotrilho das moradias. O projeto anterior previa a retirada de imóveis na borda da comunidade, mas os pilares construídos indicam um caminho que pode reduzir essa necessidade.

Como o site mostrou em novembro de 2025, as intervenções passaram a sugerir uma alternativa com menor impacto sobre as casas. Agora, as colunas mais altas tornam esse percurso mais visível, embora ainda não tenham sido instaladas as vigas nesse segmento.

Um dos pilares chama a atenção pelo formato retangular, diferente das estruturas vizinhas que já possuem capitéis. Ele parece fazer parte de um futuro pórtico, solução com dois apoios unidos por uma viga transversal para sustentar as vias do monotrilho e manter livre a passagem abaixo.

Pilar retangular à esquerda sugere um pórtico que afetaria levemente a favela (iTechdrones)

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Caso essa configuração se confirme, o segundo apoio pode ficar na margem da comunidade, onde ainda há moradias. Nas imagens, não é possível identificar uma estrutura correspondente do outro lado da pista.

Essa possibilidade sugere que uma intervenção pontual nas casas ainda pode ser necessária. Não há, porém, confirmação de que a implantação desse apoio dependa de reassentamentos ou de que exista alguma pendência impedindo os trabalhos naquele ponto.

O MetrôCPTM solicitará esclarecimentos ao Metrô nesta segunda-feira, 28, sobre a configuração do trecho e a situação das famílias que seriam afetadas pelas obras.

Os dois pórticos metálicos sobre a Linha 10-Turquesa e as vias já com vigas-trilho no fundo (iTechdrones)

Plano previa 60 novas moradias

O Relatório Integrado de 2022 do Metrô registrou o levantamento de 25 imóveis na Favela de Vila Prudente, com 60 cadastros. Na época, a companhia relacionava a necessidade de reassentamento ao alargamento da avenida para acomodar a extensão da Linha 15-Prata.

A solução anunciada previa construir 60 unidades habitacionais em um terreno do próprio Metrô na Rua Tomás Izzo, próximo à comunidade e utilizado nas obras da Linha 2-Verde.

Após dificuldades na contratação, o Consórcio Massapê/Sial teve sua proposta habilitada em novembro de 2024. O terreno destinado às novas moradias fica a menos de 600 metros das residências que seriam afetadas, segundo o planejamento divulgado pela companhia.

Desde então, o Metrô não abordou mais essa estratégia, o que reforça a impressão que a solução buscada foi menos impactante para a comunidade.

YouTube video