O Metrô publicou em suas redes sociais um novo vídeo que mostra o interior da estação Morumbi, da Linha 17-Ouro (Morumbi – Congonhas/Jd Aeroporto), que será operada por monotrilho. No vídeo, o engenheiro da estatal, Helio Yamagushi, dá detalhes de como será a nova parada e que terá conexão com a Linha 9-Esmeralda, da CPTM.

Na semana passada, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexendre Baldy, em seu retorno ao cargo, fez uma visita no local para conferir o andamento da obra (relembre aqui).

A estação deve ser entregue ainda este ano porém deve ficar fechada e sem uso por pelo menos mais dois anos. O motivo é que a linha e as demais estações estão com as obras paradas aguardando um desfecho jurídico para saber que consórcio retomará as obras (leia aqui). Outro impasse  na Justiça foi destravado recentemente, a definição da BYD SkyRail como fabricante dos trens e sistemas do ramal.  Se não houver surpresas, a primeira composição só deve ser entregue em 2022.

Imagens aéreas

Já o canal do Youtube iTechdrones, parceiro do site, postou nesta semana dois novos vídeos das obras da estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela (Luz – Vila Sônia) do Metrô.

O vídeo, como característico do portal, foi feito através de um drone. É possível ver toda a cobertura do Terminal de Ônibus anexo, a estação e a passarela que fará a ligação com a avenida Eliseu de Almeida.

Já na Avenida Francisco Morato, as imagens mostram com clareza a entrada principal ganhando o contorno com estruturas que sustentarão os vidros sendo instaladas onde haverá uma abertura para iluminação natural no interior da estação.

O prédio principal ainda ganhará brises na parte onde ficam as salas técnicas e que hoje aparecem apenas com paredes pintadas de branco. Para que os ônibus que circulam na região possam acessar o novo terminal, o Metrô está construíndo um túnel em apenas um sentido enquanto no outro os veículos passarão pelo nível da superfície.

A previsão é que Vila Sõnia seja entregue em dezembro e a operação, pela ViaQuatro, seja iniciada no primeiro trimestre de 2022, possivelmente em março, como o site adiantou.

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020